Coalizão Negra por Direitos realiza encontro nacional e discute fortalecimento de candidaturas negras em 2022

0
Coalizão Negra por Direitos realiza encontro nacional e discute fortalecimento de candidaturas negras em 2022
Foto: Divulgação.

Encontro reúne mais de 250 organizações em Pernambuco.

A Coalizão Negra por Direitos realiza, até sexta-feira, em Olinda, o encontro nacional “Enquanto houver Racismo, não haverá Democracia!”. A atividade recebe lideranças de 250 organizações negras de todo o Brasil e parlamentares de diferentes partidos para fazer uma análise de conjuntura aprofundada e discutir a agenda de demandas e proposições e as estratégias de incidência da Coalizão rumo às eleições em 2022.

Notícias Relacionadas


Entre os participantes estarão os ativistas Anielle Franco, Douglas Belchior, Maria José Menezes, o professor Hélio Santos e diversas outras lideranças de organizações negras do Brasil. Já entre os parlamentares, estão confirmados nomes como os dos deputados federais Talíria Petrone (PSOL – RJ) e Orlando Silva (PCdoB – SP), da deputada estadual Renata Souza (PSOL – RJ) e as codeputadas estaduais Jô Cavalcanti e Robeyoncé, das Juntas (PSOL – PE). A nível municipal, os vereadores Vinicius Castello (PT – Olinda), Tainá de Paula (PT – RJ) e Divaneide Basílio (PT – Natal) estarão presentes no evento.

O avanço do conservadorismo e do fascismo no país, com o aprofundamento do racismo, agudizou ainda mais as desigualdades raciais, de gênero e de classe. O recrudescimento da violência, o aumento da extrema pobreza e da fome, como resultado da perda de direitos e dos cortes nas políticas sociais têm empurrado a população negra para condições ainda mais precárias de vida.

Disputar espaço no Poder Legislativo e no Executivo é uma necessidade cada vez mais premente e o movimento negro vem avançando nas últimas eleições, conquistando importantes vitórias, especialmente com a atuação de mulheres negras. Parte das metas do encontro está a operação de estratégias de ampliação da presença do movimento negro nos espaços da política institucional, a fim de garantir uma representatividade que tome decisões e defina políticas fundamentais na vida cotidiana da população negra brasileira.

O evento tem formato híbrido, com participação presencial de cerca de 100 pessoas e com transmissão online para membros das organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos e convidados. O último dia será exclusivamente dedicado ao debate com parlamentares negros e negras que atuam em parceria com a Coalizão e lideranças que estão pré-candidatas ao pleito em 2022.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display