Clube Negrita inicia ciclo de encontros virtuais de leitura

0
292

O Clube Negrita, clube de literário que incentiva a leitura de obras de escritoras e escritores negros, inicia em setembro o ciclo de encontros online de leitura. Com o objetivo de fomentar a leitura e o letramento através da leitura em coletivo, o Clube Negrita realizará quatro encontros até o fim de 2020, aos sábados e por meio da plataforma Zoom. Para proporcionar um ambiente mais intimista, serão selecionadas seis pessoas para participar dos encontros a partir de um sorteio na postagem oficial sobre o evento no Instagram do Clube Negrita. Todos os selecionados irão receber o livro escolhido para o encontro. 

O primeiro encontro será sobre o conto “Qual é o seu nome?” de Esmeralda Ribeiro, que compõe a antologia Cadernos Negros Volume 42, e contará com a particpação da escritora para discutir sobre os temas acerca do livro.

Esmeralda Ribeiro é jornalista, escritora e pesquisadora da literatura afro-brasileira. Membra dos coletivos Quilombhoje Literatura e Flores de Baobá – Escritoras Negras. Tem trabalhos publicados em 35 antologias no Brasil e no exterior. Há mais de trinta e cinco anos organiza e edita juntamente com o Márcio Barbosa, a série Cadernos Negros. Idealiza e organiza os seguintes projetos, o “Sarau Afro Mix” e o “Xirê de Palavra & Poesia Afro”. Obra individual: Malungos e Milongas. São Paulo: Ed. da Autora, 1988 (conto); Gostando mais de nós mesmos (co-autoria). São Paulo, Ed. Gente, 1999. Livro e DVD Bailes – Identidade Negra de São Paulo, financiado pela Fundação Cultural Palmares; e Orukomi – Meu nome (infanto-juvenil).

O tema de discussão do primeiro clube será a relação de trabalho e racismo. “ Nos próximos clubes vamos conversar sobre produção de quadrinhos, história e relações raciais. Também vamos ler e trocar sobre poesia e poética na escrita de mulheres negras e sobre a situação do povo preto no Brasil”, complementa Bruna Tamires, idealizadora do Clube Negrita

A atividade visa conectar através da literatura, leitores e escritores durante este período de isolamento social e faz parte das ações que estão sendo produzidas pelo Clube Negrita durante o ano de 2020 com o apoio do PROAC, programa que incentiva a produção artística e cultural no Estado de São Paulo.

Comments