Com a repentina morte de Chadwick Boseman e toda a discussão em torno da representatividade de Pantera Negra muito tem se falado sobre a importância da existência desses personagens representativos para a juventude negra. É por esse motivo que trago uma lista com outros heróis e heroínas negros/as para conhecermos. O racismo é infelizmente uma realidade na vida de pessoas negras e muitas vezes este chega na vida de nossas crianças antes mesmo de saberem quem eles são ou serão. É importante que o empoderamento e a representatividade chegue aos nossos jovens antes que o racismo apareça para tentar faze-los sentir-se menores.

SUPER CHOQUE

Virgil Hawkins é um jovem inteligente e bem humorado que vive com seu pai e sua irmã. Após ser exposto acidentalmente a um gás desconhecido ele ganha poderes eletrostáticos e passa a utiliza-los para combater o crime. O personagem é extremamente popular entre os brasileiros em função de sua animação. Os episódios são muito bem humorados e repletos de ação e também abordam o racismo na juventude de diversas formas.

HOMEM ARANHA – MILES MORALES

Após ser atingido por uma teia radiativa, Miles Morales se torna o Homem Aranha. Miles é um jovem negro filho de um policial e vive com fervor a cultura Hip-Hop. Diferente de Peter Parker, Miles é extremamente popular em sua escola. Além dos poderes já conhecidos do Homem Aranha, Miles possui outras habilidades como a bio-eletrocinese que permite dar choque que varia muito da potencia podendo atordoar ou ate mesmo incapacitar pessoas. O personagem tornou-se um grande sucesso na Marvel ganhando uma animação no final de 2018 que acabou rendendo aos criadores o Oscar de melhor animação.

CORAÇÃO DE FERRO – RIRI WILLIAMS

Riri Williams entrou ao MIT (maior universidade de tecnologia do mundo) aos 15 anos de idade, demonstrando ser um verdadeiro gênio. Ela construiu a sua própria versão da armadura do Homem de Ferro com peças encontradas pelo campus da universidade e por isso vou chamada para assumir o manto do herói (que na época estava desaparecido). Com isso ela ganhou a armadura mais avançada do herói até então e assumiu com seu próprio pseudônimo, a CORAÇÃO DE FERRO.

VIXEN

Na Africa antiga existe uma lenda que o artefacto sobrenatural Tantu Totem foi dado aos povos antigos pelo deus africano Anansi. Esse objeto mágico da ao portador a capacidade de utilizar as habilidades de qualquer animal existente. Mari McCabe adquire esse objeto e consegue invocar a velocidade de um leopardo, a força de um urso, ou voar como uma águia. O reino animal e a sua imaginação são tudo o que precisa para se transformar na feroz Vixen. Em 2015 a personagem ganhou uma série animada pelo canal americano CW onde ela foi capaz de lidar com o Arqueiro Verde e Flash sem grandes dificuldades.

DORA MILAJ – ANEKA E AOY

Sentenciada à morte uma das Dora Milaje, guarda real de Wakanda, se revolta e decide livrar Wakanda das mãos dos déspotas líderes de tribos que aflige as mulheres. É extremamente interessante acompanhar o arco das personagens (Aneka e Aoy) que ganham cada vez mais apoio de outras mulheres e juntas lutam em territórios Wakandanos contra a opressão instituindo inclusive tribunais públicos e dando muita dor de cabeça ao reinado de T’Challa. Aneka e Aoy vivem um relacionamento lésbico, então além da grande representatividade feminina temos também uma forte representatividade LGBT. A personagem Aoy é vivida pela atriz Florence Kassumba no filme Pantera Negra. Já Aneka ainda não teve sua aparição no universo cinematográfico da Marvel.

Okoye (Danai Gurira) pede para Ayo (Florence Kassumba) ajudar o rei na batalha enquanto ela lida com Killmonger (Michael B. Jordan)

MISTY KNIGHT

Mercedes é uma policial Nova Iorquina que sempre teve como principal característica sua determinação e senso de justiça. Após uma explosão a policial perde seu braço e ganha uma prótese mecanica de Tony Stark onde acaba adquirindo super-força e uma nova força de vontade na luta contra o crime. Seu visual reflete o estilo dos anos 70 americano com um belíssimo Black Power, além disso Misty tem uma personalidade forte e muito bem destacada. Teve aparição nas séries da Marvel da Netflix como Luke Cage, Punho de Ferro e Defensores.

LUKE FOX – BATWING

Luke Fox é o filho de Lucius Fox (interpretado no cinema pelo ator Morgan Freeman), responsável por grande parte das tecnologias utilizadas pelo Batman. Luke herdou de seu pai as habilidades tecnológicas, mas tem uma mentalidade completamente diferente da de seu pai. Luke tem um longo histórico nas histórias do Batman. Já foi salvo pelo herói, um grande lutador de MMA e já namorou a Batgirl (Barbara Gordon). Atualmente assumiu o manto de Batwing, mas muito se especula sobre ele ser o próximo Batman, uma vez que durante a DC FANDOME (evento da DC Comics) foi confirmado que o próximo Batman será um homem negro.

Eu poderia trazer muitos outros personagens, mas a intenção dessa públicação e trazer alguns pouco conhecidos pelo público, embora Miles Morales e Super Choque sejam extremamente populares (estes eu trouxe pelo apelo com o público jovem).

Não podemos nos esquecer de tantos outros como Pantera Negra, Raio Negro, Luke Cage, Lanterna Verde, Falcão, Tempestade, Manto, Blade…Enfim, diversos personagens negros que merecem nossa atenção e esperamos que tenham ainda mais importância no futuro da Cultura Pop.

Comments