Tom Mendes, diretor institucional do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), agora ocupa um lugar de destaque como conselheiro conselheiro na Play9, uma das principais redes de canais do YouTube no Brasil.
O novo executivo deverá participará de todas as reuniões do conselho, contribuindo com sua vasta experiência em gestão empresarial e seu compromisso com temas fundamentais, como ESG, diversidade e ampliação de oportunidades para grupos historicamente sub-representados na economia criativa.
“Chego ao conselho da Play9, mas não chego sozinho, comigo trago os meus e minha ancestralidade, com uma visão estratégica pensando principalmente nos quesitos positivos, inovação e economia criativa, entendendo a multiculturalidade brasileira como potência geradora de oportunidades”, afirmou Tom Mendes.
João Pedro Paes Leme, sócio-fundador e CEO da Play9, destacou a importância de ter Tom como integrante do conselho da empresa: “A chegada do Tom para o nosso Conselho, além de trazer uma pessoa altamente ligada às políticas de inclusão e diversidade, traz um jovem talentoso e inquieto que conhece o mercado por um caminho complementar ao da Play9. Nos nossos três anos de parceria com o ID_BR, o Tom tem sido uma figura muito presente e aprendemos a admirá-lo bastante durante esse convívio. Estou super feliz com sua chegada e tenho convicção de que vai agregar bastante no nosso objetivo de construir uma empresa cada vez mais alinhada com o que a sociedade brasileira precisa”, ressalta.
A nomeação de Tom Mendes para o conselho da Play9 é uma parte integrante do plano da empresa, que nos últimos anos incorporou quatro sócios ao seu conselho, incluindo Marco Fishben, CEO do Descomplica, Clecio Guaranys, CEO da M4U, Rony Meisler, CEO da Reserva, e Camila Farani, sócia-fundadora da G2 Capital. Essa equipe diversificada traz perspectivas complementares para os negócios da Play9, abrangendo áreas como EduTech, Fintech e Varejo.
Tom é especialista em empreendedorismo e impulso de negócios, possui uma formação acadêmica sólida, com graduação em Administração de Empresas pela PUC-Rio e pós-graduações em Gestão de Projetos pela USP e FGV. Sua experiência abrange ainda seu papel como membro do Conselho de Ética da Abracom, Conselheiro Consultivo do Consulado Americano do Rio de Janeiro, e membro do Conselho do Fundo Afrolevers da Unilever. Além disso, ele é um ex-participante do programa de Dirigentes da Fundação Dom Cabral.
O diretor geral do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que se distribui como a maior premiação da América Latina em D&I e reconhecimento de lideranças e iniciativas em prol da igualdade racial, também é o criador do evento Oráculo, um espaço de palestras e entrevistas focadas em pessoas negras e indígenas que analisam suas trajetórias e estratégias para o sucesso.