Cultne e Site Mundo Negro integram a carteira de clientes da jovem agência, que já criou estampa para o desfile da Santa Resistência para a São Paulo Fashion Week
A Agência Apuan nasceu de um incômodo e da vontade de não se acomodar no mercado de trabalho publicitário e da Comunicação Digital. Em 2019, Rafael Sants decidiu empreender para não ter mais que lidar com a situação de ver seus trabalhos de design, com presença majoritariamente negra, barrados em agências onde trabalhava. Junto com Kevony Martins, idealizou e fundou uma agência que trata a “barreira” da representação negra e indígena como o principal diferencial em relação à concorrência.
Da inovação e ousadia, mas também da visão de que é urgente ofertar representação real da população ao mercado, surge a Apuan. Quando Kevony Martins topou a empreitada de idealizar e concretizar a agência, o foco começou no Design de produtos. Em menos de três anos, foi preciso ampliar o cardápio de serviços e produtos, que hoje também abrange design para comunicação digital, gestão de redes sociais, criação de identidade visual, e outras “aventuras” no criativo que inclui uma inserção na São Paulo Fashion Week. No desfile da Santa Resistência, a Apuan fez Arte Design.
“O mercado de trabalho não estava preparado, então foi preciso deixar de colaborar com outras agências e iniciar o próprio negócio. Empreender no Brasil já é difícil, mas para quem começa com mais força de trabalho e talento que capital é um grande desafio diário de sobrevivência e coragem.”, ressalta Rafael, CEO, designer e administrativo-financeiro da jovem – em todos os aspectos – agência de comunicação.
CARTEIRA – A clientela da Apuan é diversificada – em relação à área de atuação e serviços ofertados. Na área de audiovisual, destaca-se a Cultne – maior acervo digital de cultura negra do Brasil; o Site Mundo Negro, o maior site sobre negros do Brasil; Design para comunicação digital, gerenciamento de redes sociais, criação e/ou redesign de marca, criação de produto, são serviços oferecidos para clientes na área de moda, vestuário, comunicação, joias e setor alimentício.
As experiências adquiridas ao longo do processo de estar à frente de uma agência de Comunicação Digital e Design são processadas rapidamente nessa equipe formada por profissionais abaixo dos 30 anos. Essa é uma geração que já cresceu imersa no universo da internet móvel, de alta velocidade, redes sociais, serviços de streaming, conectada com referências contemporâneas e foco para pesquisar, estudar e criar conectando passado, presente e futuro na sua produção.
Conheça um pouco a equipe:
FRANCIELE FRIAS (Artista visual, redatora, responsável pela criação de planejamentos e de conteúdos): “Comecei como editora e redatora na Apuan em abril de 2020, na função de redatora de textos, legendas para redes sociais, bios, além da criação de conteúdos. Desde que cheguei foi fácil me adaptar, me relacionar, fui recebida com cuidado e fico feliz em trabalhar num ambiente de aprendizado e apoio. São quase 3 anos aprendendo e produzindo, adquirindo conhecimentos e trabalhando em parceria.”
KEVONY MARTINS (Co-fundador da Apuan, Designer Gráfico, Graduando em Design de produto pela UFRJ, é o encarregado por criar artes e soluções visuais): “A APUAN foi idealizada para mostrar que pessoas negras e indígenas são profissionais e público alvo, não somente em datas comemorativas, queremos criar conteúdo, artes, produtos para essas pessoas, queremos mostrar que nós, enquanto pessoas negras e lgbts, podemos também ser vistos enquanto profissionais da área. No início, para além de uma agência que buscava atender e evidenciar pessoas negras, queríamos construir uma empresa que fosse plural e estamos na luta pra isso. Me sinto orgulhoso de onde chegamos e do quanto temos crescido, dos clientes que conquistamos, das parcerias que firmamos e dos trabalhos que tivemos o prazer de executar.”
RAFAEL SANTS (Co-fundador da Apuan, Diretor executivo e designer de produto da agência, Bacharel em Design pela UFF): “Criar e manter em ação uma empresa no meio de uma pandemia é baseado em muita coragem. Trabalhar na Apuan e ser empreendedor, ao mesmo tempo, traz um mix de sensações e experiências, diariamente tem o que aprender. Além de aprendizados na área criativa, como administrador tenho que gerenciar altos e baixos, desafios de quem tem uma pequena empresa no Brasil e como também lidamos com empreendedores de diferentes portes, vemos histórias se repetirem.
Desde o começo entendemos que design é uma ferramenta potencial para um negócio e nem sempre acessível. Apoiar pequenos/as empreendedores/as mostrando suas ideias para o mundo se tornou uma de nossas principais missões. Podemos não conseguir ultrapassar todas as barreiras enfrentadas, mas de fato vejo que hoje estamos propondo algo importante para nossa clientela, que é fundamental para a economia Brasileira.”