Dia 19 de novembro é a data escolhida para o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, esta data foi foi originalmente estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo principal de reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras em todo o mundo.
Um dia para reverenciar as conquistas, a inovação e a resiliência das mulheres que lideram negócios e contribuem para o desenvolvimento econômico global.
Em 2021 o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) dizia que as mulheres lideravam 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil, sendo que a participação feminina no mundo dos negócios chega a 34%. Os dados mostravam, ainda, que 50% das proprietárias de negócios atuavam no setor de serviços.
Porém alguns movimentos vem apontando as tendências quanto ao perfil do empreendedorismo negro no Brasil, destacando-se três:
- Por necessidade: muitos empreendem por necessidade e falta de oportunidade no mercado;
- Por vocação: a realização de um planejamento ou sonho, a percepção de uma oportunidade de mercado.
- Por engajamento: inovador que trabalha em rede e articula diversos parceiros.
Todos esses perfis se encontram no afroempreendedorismo, conversei com Thayná Desyree fundadora da Agência Demidias @agenciademidias e Jefferson Paixão Especialista em Conteúdo e Marketing, que atuam com marketing racializado e especializado na audiência negra e nos deixaram 05 dicas práticas para apoiar empreendedoras negras e contribuir para um futuro mais justo!
1 – Eduque-se sobre o Black Money: Entenda a importância desse movimento que promove o consumo de produtos e serviços do empreendedorismo negro , para fortalecer seus negócios e diminuir desigualdades sociais. Reflita sobre como suas escolhas conscientes podem contribuir para essa causa.
2 – Promova Negócios de Empreendedores Negros: Utilize suas redes sociais para divulgar e recomendar estabelecimentos e produtos de empreendores negros. Sua influência pode ser decisiva para o crescimento desses negócios.
3 – Dê preferência a Produtos e Serviços da comunidade negra: Ao fazer suas compras, opte por negócios feitos para a negritude, equilibrando suas escolhas e contribuindo para o empoderamento econômico da comunidade negra.
4 – Faça Parcerias e Apoie Projetos: Se você é empreendedor, crie parcerias com negócios de empreendedores negros. Independentemente de sua posição, apoie iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo negro.
5 – Estimule Diálogos sobre Apoio a Negros: Compartilhe seus conhecimentos e motive seu círculo social a apoiar empreendedores negros, gerando diálogos construtivos sobre a importância dessa prática.
Para Jefferson, é a hora de agir, de usar o nosso poder de escolha para criar uma onda de prosperidade e igualdade. Não se trata apenas de consumo, mas de consciência, de escolha e, acima de tudo, de humanidade.
Ao apoiar empreendedoras negras, você está escolhendo ser parte da solução, parte de um movimento que busca equidade e justiça. Você está optando por ser uma voz ativa na construção de um futuro mais próspero e inclusivo.
Já Thayna vê esse movimento como o catalisador da transformação em nossa comunidade, ela participa de coletivos negros ligados a inovação e percebe que quando um de nós cresce, todos nós crescemos.
Você já parou para pensar em como suas escolhas de consumo podem impactar diretamente a vida das pessoas e contribuir para uma sociedade mais justa?