Pronunciamento pelo Dia da Consciência Negra será feito pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

0
Pronunciamento pelo Dia da Consciência Negra será feito pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se reuniu na tarde da última sexta-feira, 17, com veículos de mídias negras para anunciar com exclusividade que fará o pronunciamento nacional do Dia da Consciência Negra que vai ao ar na TV aberta no domingo, 19. A ministra fará o pronunciamento no lugar do presidente da república.

O gesto de aproximação do Ministério da Igualdade Racial com as mídias negras, demonstra o interesse ministerial em ouvir as demandas relacionadas a uma comunicação mais inclusiva e menos estereotipada. Além disso, ao comentar a novidade, Anielle também destacou a importância desse momento e contou que, na segunda-feira, 20, data oficial de celebração da Consciência Negra e que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, o presidente Lula irá assinar o decreto que institui um Grupo de Trabalho Interminiserial (GTI), que terá a responsabilidade de criar políticas de comunicação social antirracista em órgãos entidades públicas federais.

Notícias Relacionadas


“Esta é uma entrega que reflete o compromisso desse Governo no combate ao racismo e vai trazer este debate para o centro da comunicação institucional. É um passo inicial muito importante para que as nossas comunicações tenham um papel ativo nesse combate”, afirmou Anielle. 

Apos a assinatura do decreto, o GTI terá 90 dias para elaboração de um “Plano de Comunicação Antirracista da Administração Pública”. O grupo deverá ser composto por representantes do Ministério da Igualdade Racial e cinco representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República que convidarão especialistas e representantes da sociedade civil para participar de reuniões ou emitir parecer.

Anielle Franco e Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, terão a responsabilidade de definir nomes que garantam a participação de mulheres e pessoas negras no desenvolvimento das atividades. 

Além da elaboração do plano de comunicação, o GTI também deve propor estratégias que contribuam com o fortalecimento de mídias negras e promovam a diversidade racial nas publicidades patrocínios do Estado. Essas estratégias também ter como foco o diálogo com a sociedade e veículos de comunicação, o apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas para o tema, promovendo também a formação de porta-vozes, servidores e prestadores de serviço. 

Entre as ações iniciais voltadas para promover a comunicação antirracista no governo, no 29 de novembro, MIR e SECOM realizarão o webinário ‘Racismo na Internet: evidências para formulação de Políticas Digitais’, evento, que integrará os trabalhos do GTI de comunicação social antirracista, e que vai reunir Ministérios, órgãos públicos, universidades, pesquisadores, sociedade civil organizada, comunicadores sociais e setor privado para tratar medidas de proteção a vítimas de violação de direitos nos serviços digitais de comunicação.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display