O “Festival Canto da Sereia” será realizado, de forma virtual, nos dias 13 e 14 de março, também em alusão ao mês das mulheres. A primeira edição, realizada em janeiro de 2019, foi guiada pelas comemorações dos 75 anos da cirandeira Lia de Itamaracá, como uma virada cultural para celebrar o aniversário. Neste ano, o evento conta ainda com mostra de filmes, lançamento de livro, música eletrônica, moda e debates.
À distância, as mãos que tradicionalmente se unem em círculos para a ciranda serão substituídas por uma extensa programação que já teve parte gravada na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
As imagens também vão compor a montagem da transmissão, dirigida pela cineasta Lia Letícia, produtora e diretora do curta-metragem Encantada, de 2014, e será exibido no instagram da cirandeira (@liadeitamaracaoficial). Nos dois dias de festival, o evento será aberto com mostra de cinema, a partir das 15h.
A programação do sábado conta ainda com uma ação de grafitagem do grupo “Cores do Amanhã”, coletivo feminino de arte urbana em Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá apresenta, no domingo, um repertório permeado por canções dos seus últimos trabalhos Ciranda sem fim e Ciranda de ritmos.
Também serão realizados debates sobre questões sociais, literatura, cultura popular e diversidade LGBTQI+ na cultura e no turismo, guiado pela empresária, ativista e idealizadora do Festival, Maria do Céu. A conversa conta com a participação da cantora Diva Menner (The Voice Brasil).
Haverá ainda a live Lia de Itamaracá: nas rodas da cultura popular, com a jornalista Michelle de Assumpção para apresentar a biografia da cirandeira lançada no ano passado. O papo passeia sobre a trajetória artística de Lia, acompanhada de músicos. O evento tem incentivo da Lei Aldir Blanc e, para dar conta de todos os gastos, a cirandeira abriu uma campanha em suas redes sociais para receber doações, assim como fez em uma live realizada no ano passado.
Notícias Recentes
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio