Cansou e quer mudar? Quando é o momento certo de pivotar a carreira?

0
Cansou e quer mudar? Quando é o momento certo de pivotar a carreira?
Foto: Paulo Barro

Em 2020, muito se falou sobre propósito. Com a pandemia, uma parcela da população passou a trabalhar home office, o que contribui para misturar ainda mais a vida pessoal com a profissional. Antes, se fazia necessário separar ao máximo essas duas coisas, mas, a cada dia que passa, essas facetas se unem com uma única finalidade. Isso fez com que muitas pessoas reavaliassem sua trajetória profissional para que fosse possível adequar o trabalho ao novo momento de carreira e de vida.

Mas, afinal, fazer mudanças, definir seu propósito e entender o que de fato é importante para você requer autoconhecimento. Na vida pessoal nós já fazemos isso com naturalidade, e para aplicar no trabalho, não pense que é necessário ignorar tudo o que já fez até então.Nesse contexto, pivotar a carreira – vulgo, mudar radicalmente o rumo do trabalho – é o movimento natural.

Muito utilizado em alguns esportes, o termo “pivot” remete a um jogador ágil, que consegue mudar drasticamente para uma direção não habitual. Pivotagem de carreira nada mais é do que uma mudança de profissão, que soma-se à sua carreira, acompanhando seus aprendizados, gostos e vontades.

Lisiane Lemos é advogada por formação e especialista em Transformação Digital por paixão. Começou sua carreira como estagiária na área jurídica, atuou na Procuradoria Geral de Pelotas e no Tribunal Regional do Trabalho de Porto Alegre. Depois, foi para Moçambique, onde desenvolveu sua liderança na Aiesec e trabalhou em diferentes frentes, principalmente vendas. Foi após essa última experiência que migrou para Tecnologia e se especializou em Marketing e Transformação Digital.

Confira as dicas da executiva para pivotagem de carreira:

Busque autoconhecimento: A felicidade, por vezes, está associada ao dinheiro e, por conta disso, muitas pessoas acabam optando por profissões que são mais bem pagas sem considerar se é o que realmente gostam. “Em um mundo globalizado e com inúmeras possibilidades de se dedicar a um nicho, é mais fácil percorrer diferentes setores e encontrar uma forma de ter seu trabalho valorizado independente das suas escolhas. É um clichê, mas, de fato, trabalhe com o que você ama e nunca mais precise trabalhar”, diz.

Identifique sua vocação: As grandes conquistas e mudanças na carreira de Lisiane surgiram após um intercâmbio em Moçambique, na África, em que pôde desenvolver sua liderança. Ao entrar em contato com o mundo corporativo e desempenhar tarefas diferentes das que fazia enquanto estudante de Direito, notou seu talento. “Percebi que tinha vocação para a área de vendas e que aquele era o meu desejo para mudança de carreira”, lembra.

Pesquise possíveis caminhos: É dado o momento de pivotar! Mas, primeiramente, pesquise, busque informações e analise qual o melhor caminho a prosseguir, se um curso, uma aplicação em outra empresa ou se basta colocar em prática conhecimentos que já tem. “Eu sou formada em Direito e quando comecei a migrar para a área de Tecnologia, fiz um MBA em Gestão de TI”, conta.

Organize os próximos passos: Após fazer a análise sobre o melhor caminho a seguir, é preciso dar início ao passo a passo. Avalie desde os recursos financeiros para fazer essa transição até o plano de carreira para alcançar seu objetivo. “Não meta os pés pelas mãos. Converse com pessoas que podem te ajudar a fazer essa mudança e a definir um plano de carreira. Pesquise sobre salários, possíveis mentorias e deixe as finanças em ordem”, conclui.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display