Com estratégia de lançamento desenvolvida pela agência criativa SILVA, dos sócios Clariza Rosa, Helena Gusmão, Alan Ferreiras e Renan Kvacek, o projeto “Estamos Prontas”, coalizão entre o Instituto Marielle Franco e o movimento Mulheres Negras que Decidem colaborou para que 27 candidatas conquistassem 230 mil votos nas últimas eleições.
A iniciativa fomenta por meio da mobilização, comunicação e articulação o desenvolvendo habilidades específicas para construção de campanhas e a consolidação de uma agenda política antirracista, feminista, antilgbtfóbica e popular no debate público.
Notícias Relacionadas
Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank acompanham julgamento por racismo em Portugal
MPF solicita arquivamento de investigação sobre ameaças de morte contra parlamentares negras no PA
A SILVA criou a estratégia de comunicação, além da identidade visual, que tem o objetivo de viabilizar a presença de mulheres negras, periféricas e da comunidade LGBTQIA+ nas eleições de 2022 contribuindo com uma história justa e relevante para o nosso país.
Pela primeira vez na história das eleições, o número de candidatos negros ultrapassou as candidaturas brancas. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 9.794 mulheres se candidataram aos cargos disponíveis para posições suplentes e 302 foram eleitas. O levantamento também mostra que, ao todo, foram eleitas 39 mulheres pretas, 5 indígenas, 71 pardas e 184 brancas, de acordo com a autodeclaração de cada uma.
“Ficamos muito felizes de poder desenvolver esse projeto que tem uma potência gigantesca! Nosso principal objetivo foi mostrar onde e como as mulheres negras que já movem o Brasil podem fazer quando entram em cargos na política. A maioria das candidaturas não têm investimentos partidários e essas mulheres ocupam lugares importantes na base da pirâmide social. Precisamos ampliar as vozes para que possam chegar a todos”, enfatiza Clariza Rosa, co-fundadora da SILVA.
A SILVA desenvolveu uma campanha de comunicação, dando uma cara nova para o projeto com muito significado e semiótica criando um posicionamento estratégico a partir da construção do arquétipo da heroína para ampliar e fortalecer a representação de candidaturas de mulheres negras, cis, trans e periféricas que já atuam como lideranças coletivas, e em especial defensoras dos diretos humanos.
As 27 candidatas do projeto conquistaram ao todo 230 mil votos. No Rio Grande do Sul, Laura Sito elegeu deputada estadual, junto a uma bancada negra, formada por Matheus Gomes e Bruna Rodrigues, Camila Valadão eleita deputada estadual pelo Espírito Santo, sendo a primeira mulher negra mais bem votada da história do estado e Elaine Cristina que assumirá o cargo de vereadora pelo mandato Pretas Juntas na Câmara Municipal de Recife.
Por meio de edital, o Estamos Prontas selecionou 27 mulheres negras de cada estado brasileiro para integrar um grupo de lideranças negras comunitárias para fazer parte do Estamos Prontas.
Todo o trabalho desenvolvido pela SILVA, foi realizado por um time 100% feminino. As peças desenvolvidas para o projeto são de autoria da designer da SILVA, Isadora Duarte, que focou em mostrar a pluralidade das candidatas. “O meu principal objetivo foi mostrar o que mulheres negras possuem pautas diversas e sim, mulheres negras podem falar sobre religião, educação, pautas ambientais, etc, do Sul ao Norte do país do centro ao interior”.
As peças criadas para o projeto podem ser vistas nas redes sociais e materiais de campanha de Tainá de Paula, Vivi Reis, Ana Lucia Martins, Giovanna Xavier, Camilla Valadão, entre outras, candidatas ao cargo de Deputada Estadual em todo o país.
Notícias Recentes
Eleitores têm até sábado para baixar o e-Título antes do 1º turno
"Estão vigiando minha filha de 6 anos", denuncia candidato que pode ser o primeiro prefeito negro de Sabará em 313 anos