
Um profissional negro recebe em média 47% a menos que um branco na mesma função. Esses dados do Ministério do Trabalho servem para alertar para duas coisas. A primeira é que ainda há um resquício da visão escravocrata na política salarial das empresas. E a segunda é que políticas reparatórias são urgentes.
Uma provocação em forma de campanha é o material produzido pelo Instituto Identidades do Brasil que aproveitou a semana do Black Friday para alertar sobre desigualdade racial no mercado de trabalho no mês da Consciência Negra.
Notícias Relacionadas




“Black Salary Friday. Contrate um profissional para sua empresa com 47% de desconto” é a chamada e ao clicar nos banners, a pessoa é direcionada ao endereço www.blacksalaryfriday.com.br, no qual um vídeo explica que aquela é uma promoção fictícia baseada num fato real: a diferença salarial entre negros e brancos.
Para mobilizar a audiência em torno da data tão esperadas pelos consumidores, a iniciativa conta com peças digitais e estratégia de social media, protagonizadas por celebridades que estão abraçando a causa, como o rapper, compositor, produtor e apresentador Thaíde, a atriz Maria Gal e o cantor Jairzinho.
“Apesar do crescimento em qualificação, a população negra com mesmo nível de estudo ainda recebe bem menos. Nossa intenção é acabar com esse abismo e com as barreiras subjetivas como o racismo para alertar as pessoas, principalmente os empregadores, que é preciso continuar considerando a desigualdade racial um problema e buscando soluções para enfrentá-la”, explica Luana Génot, Diretora Executiva do ID_BR.
Sobre o ID_BR
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial são desenvolvidas ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Seu objetivo é reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).
Notícias Recentes


