Campanha ‘About Love’, estrelada por Beyoncé e Jay-Z, tem obras do brasileiro Emanoel Araújo

0
Campanha ‘About Love’, estrelada por Beyoncé e Jay-Z, tem obras do brasileiro Emanoel Araújo

Artista fundamental para a história da arte afro-brasileira, Emanoel Araujo tem duas de suas obras na campanha na nova campanha da empresa nova-iorquina de jóias, Tiffany & Co.

A campanha About Love deu o que falar quando foi lançada no último mês. Mas além do diamante amarelo milionário usado por Beyoncé, existe um outro fator que pode e deve chamar os olhos dos espectadores brasileiros: duas obras de arte presentes na cenografia do vídeo são do artista plástico baiano Emanoel Araújo.

Oxalá, totem branco na parede em frente ao piano. Foto: Reprodução.

Emanoel Araújo tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravado na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araújo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

Obra Biombo.

Emanoel Araújo produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão.

Assim, Araújo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos.

Obra Oxalá.

Emanoel é artista plástico, escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Baiano, nasceu numa tradicional família de ourives. Foi na oficina do marceneiro e talhador Eufrásio Vargas que, ainda na puberdade, começou a desenvolver seus trabalhos e aprendeu a marcenaria. Muito jovem, aos 13 anos, mergulhou no universo gráfico como funcionário da Imprensa Oficial de sua cidade. Em 1959, realizou sua primeira exposição individual, ainda em sua terra natal. Mudou-se para Salvador na década de 1960 e ingressou na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), onde estudou gravura.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no YouTube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961.

Comments

No posts to display