Campanha ‘About Love’, estrelada por Beyoncé e Jay-Z, tem obras do brasileiro Emanoel Araújo

0
Campanha ‘About Love’, estrelada por Beyoncé e Jay-Z, tem obras do brasileiro Emanoel Araújo

Artista fundamental para a história da arte afro-brasileira, Emanoel Araujo tem duas de suas obras na campanha na nova campanha da empresa nova-iorquina de jóias, Tiffany & Co.

A campanha About Love deu o que falar quando foi lançada no último mês. Mas além do diamante amarelo milionário usado por Beyoncé, existe um outro fator que pode e deve chamar os olhos dos espectadores brasileiros: duas obras de arte presentes na cenografia do vídeo são do artista plástico baiano Emanoel Araújo.

Oxalá, totem branco na parede em frente ao piano. Foto: Reprodução.

Emanoel Araújo tem duas obras que figuram na nova campanha da Tiffany & Co. Gravado na Orum House, em Los Angeles, o filme é uma celebração ao amor moderno que tem, como protagonista, o casal Beyoncé e Jay-Z. Foram escolhidas, para figurar o cenário da campanha, uma obra do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960 – 1988) e duas obras de Araújo: Biombo (2018), escultura em Pau Marfim e ipê roxo, e o totem branco Oxalá (2007), escultura em madeira e tinta automotiva. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

Obra Biombo.

Emanoel Araújo produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão.

Assim, Araújo é um nome essencial à história da arte e à arte contemporânea brasileira. Em 2021, inclusive, a Simões de Assis organizou duas grandes mostras do artista: a primeira em São Paulo, dedicada à série “Orixás”, em diálogo com obras de Rubem Valentim; e outra em Curitiba, dedicada à sua vasta produção de Relevos Geométricos, marca de sua produção nos últimos 40 anos.

Obra Oxalá.

Emanoel é artista plástico, escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Baiano, nasceu numa tradicional família de ourives. Foi na oficina do marceneiro e talhador Eufrásio Vargas que, ainda na puberdade, começou a desenvolver seus trabalhos e aprendeu a marcenaria. Muito jovem, aos 13 anos, mergulhou no universo gráfico como funcionário da Imprensa Oficial de sua cidade. Em 1959, realizou sua primeira exposição individual, ainda em sua terra natal. Mudou-se para Salvador na década de 1960 e ingressou na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), onde estudou gravura.

A campanha da Tiffany & Co., disponível no YouTube , foi dirigida por Emannuel Adjei um aclamado diretor de cinema, escritor e artista visual negro, e apresenta uma interpretação da música Moon River, popularizada pelo filme Bonequinha de Luxo, de 1961.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display