Um dos maiores artistas da música brasileira lançou, no dia 26 de abril, o seu projeto audiovisual intitulado “Calendário – Ao Vivo”, que contém 18 faixas com músicas do álbum homônimo e regravações em versões ao vivo. De forma exclusiva, Péricles conversou com o Mundo Negro citando como o novo projeto resgatou seu lado compositor. Além de ser um dos maiores intérpretes da nossa música, o artista também têm grandes composições como “Apelo de quem ama” e “Eterno Amanhecer”, sucessos do pagode 90. E em seu novo projeto, Péricles volta a mostrar seu lado compositor na música “Calendário”, escrita em parceria com seu filho e também compositor, Lucas Morato.
Gravado em janeiro de 2024, nos Estúdios Quanta, em São Paulo, “Calendário” é o 17º projeto de sua carreira solo, que já completa 12 anos. Entre convidados e fãs, o projeto foi gravado num ambiente acolhedor e receptivo com o cantor apresentando em seu repertório, músicas que já fazem parte da sua trajetória e trazendo regravações como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, que teve a participação especial de sua filha Maria Helena.
Notícias Relacionadas
Tyla lança clipe com cenas gravadas no Morro do Vidigal
Kanye West traz as filhas, North e Chicago, em clipe de música do álbum 'Vultures 2'
Com direção executiva e artística de Lidiane Faria, direção musical de Izaias Marcelo, cenografia de Zé Carratú e projeto de luz de Arthur Farinon, o trabalho contou com a participação da orquestra de cordas dirigida pelo violonista Sergei Eleazar de Carvalho, além da presença do músico Marcelo Lombardo à frente do banjo e o coral Soul Livre, que já acompanha e se destaca em diversas gravações do cantor.
Sendo um ícone da música brasileira, Péricles consegue provar a cada ano o quão difícil e trabalhoso é manter um sucesso por tanto tempo. Aos 54 anos, o artista se mantém atual, autêntico e muito bem inserido no contexto agitado e intenso do cenário musical, com um repertório cheio de sucessos e músicas que continuam emocionando o seu público com a sua ‘linda voz’, como citou seu filho, Lucas Morato, na composição de “Olá”.
Péricles se transforma num verdadeiro orixá quando sobe no palco. Sua importância, sua voz e sua caminhada ressignifica sempre o quão potente, forte e negra é a nossa música. Mostra também que o seu show junto com a sua banda “Classe Média Alta” é para a diversão e também reflexão, fazendo com que o público participe ativamente do show através das coreografias com músicas animadas que vão do pagode baiano até a Soul Music. Além disso, o artista vem lançando clipes e participando ativamente de trends virais na internet, mostrando seu lado de atuação e comunicativo para o seu público com mensagens de positividade.
“Mesmo já atuando em meus videoclipes com a minha música, já participei de alguns projetos atuando na série “Barraco de Família” e na minissérie “Candelária”. Esses projetos me despertaram uma vontade de trabalhar como ator. Acredito que seria muito legal pela oportunidade de viver novas experiências artísticas”, afirmou.
Desde o tempo em que era vocalista de um dos maiores grupos de todos os tempos, o Exaltasamba, Péricles sempre foi especialista na escolha de repertório. O intérprete sempre foi minucioso na escolha de músicas, transformando sua carreira em uma verdadeira máquina de hits. Em “Calendário” isso também aparece mais uma vez tendo a colaboração de compositores como Thiaguinho, Cleitinho Persona, Elizeu Henrique e Vinicius Nage.
“A escolha de repertório nunca é tão simples e procuramos fazer a escolha das músicas de forma muito democrática pensando nos nossos fãs e pessoas que possam curtir nosso trabalho. Em “Calendário” não foi diferente. Fizemos um repertório que você pode ouvir na sua playlist favorita do começo ao fim”.
O artista foi carinhosamente homenageado pelo cantor Mumuzinho como “Rei da Voz”. Apelido que se encaixa perfeitamente para o cantor, pois a cada ano que passa, o artista canta de forma mais brilhante e impactante em seus shows. Aliás, o artista citou que frequentemente tem acompanhamento de uma fonoaudióloga, de um otorrinolaringologista, cuida do corpo através da prática de exercícios físicos, cuida da sua saúde mental, ficando mais próximo da família e procura fazer uma boa alimentação para que tudo na sua carreira aconteça muito bem e sua voz continue emocionando seu público.
A gravação do audiovisual tem como intuito mostrar ao o público a nova turnê do cantor que será feita por todo país. Nessa gravação, Péricles mostrou todo seu poder e domínio de palco, todo seu estilo e seu amor também pela moda. Sua estilista, Juliana Fontenele, citou que a identidade visual do cantor na gravação foi voltada para referências e estampas africanas. Algo fundamental pelo fato de Péricles ser uma das grandes personalidades negras do Brasil.
Através do seu novo trabalho, ele prova o quanto amadureceu seu show solo e suas apresentações. Após um longo tempo no Exaltasamba, o cantor mostra em “Calendário” o quanto se reinventou na sua carreira e o quanto busca evoluir com as suas apresentações, mesmo já sendo um artista consagrado na nossa música. A diretora executiva e artística Lidiane Faria, que também administra a carreira de Péricles, contou que o cenário, luz e figurino foram pensados de maneira uniforme para que tanto o artista, quanto a banda, aparecessem de forma brilhante e impecável.
Notícias Recentes
'Black Money': Negra Li lança primeira música do seu próximo álbum
Tyla lança clipe com cenas gravadas no Morro do Vidigal