BBB20: “O que você passa na sua pele, barro?” pergunta Gizelly para Thelma.

0
13564

Há algum tempo nós estamos acompanhando a trajetória dos nossos no Big Brother Brasil, que além de sofrerem uma perseguição que é explicada por “falta de afinidade” precisam enfrentar momentos de puro constrangimento devido as falas das brancas da casa.

E ontem não foi diferente, Thelma soltou um sorriso amarelo e teve que se explicar diante da pergunta da sister Gizelly, que questionou se ela usava barro em vez de base para se maquiar.

Segundos de silêncio, e alguns sorrisos se desfizeram. Mas, gargalhadas dominaram o quarto.

Thelma, que riu de constrangimento respondeu “É a minha base gente” Gizelly e Gabi continuaram fazendo piadas sobre a tonalidade do produto espalhado no lençol. E ao notar o desconforto no tom de Thelma, Gizelly tenta amenizar a situação “Não é a cor, é a quantidade”.

Muitas pessoas estão usando o termo “Racismo estrutural” na tentativa de inocentar Gizelly, ou até mesmo dizendo que a sister realmente se referiu a quantidade de base que a Thelma usa e não a cor.

Mas aos “passadores de pano”, esclarecemos que o termo utilizado por maquiadoras sobre o excesso de produto é “reboco” nunca foi “barro”.

E para relembrar: Gizelly junto com Ivy ridicularizou e riu do pente garfo do Babu.

Este episódio com a Thelma despertou gatilhos em muitas mulheres pretas das redes sociais. Afinal, quantas mulheres negras já foram constrangidas em uma rodinha por suas amigas brancas? Muitas.

“Como você penteia esse cabelo?” “Tem base pro seu tom de pele?” ”Fulana deve usar pó de café como base” ”Por que não afina esse nariz com make?”

Piadas com nossos corpos, peles, cabelos e traços sempre foram recorrentes, intencionalmente ou não isto é racismo.

Mulheres brancas sendo racistas e ridicularizando suas amigas pretas não devem ser absolvidas de culpa com a justificativa de que “foi só uma fala racista” a pessoa que reproduziu a tal fala deve se responsabilizar por ela.

Em casos como estes notamos o esforço da branquitude em encontrar justificativas para o racismo, seja em falas ou atitudes. E aí se nota que algo está muito errado.

https://twitter.com/tiniflores/status/1245884899808116739?s=21

 

Comments