A falta de representatividade negra na publicidade e também no comércio brasileiro não é surpresa. No próximo dia 19, a partir das 20h, na Unibes Cultural, localizada na Rua Oscar Freire, n° 2500, em São Paulo, será exibido gratuitamente o documentário “Parece Comigo“, que retrata os problemas da ausência de bonecas negras no mercado brasileiro de brinquedos, além de mostrar o trabalho das bonequeiras que se mobilizam para mudar esse cenário por meio de seu artesanato consciente, enfrentando a gigante indústria de brinquedos.
Após a exibição, a diretora Kelly Spinelli e as convidadas Lúcia Makena, arte-educadora e especialista em produção de bonecas de pano Abayomi, e as gêmeas Tasha e Tracie, criadoras do blog/movimento Expensive $hit, que promove o empoderamento de mulheres negras que vivem nas periferias, irão debater sobre as temáticas abordadas no documentário.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Feriado de 15 de novembro: dicas de programação cultural negra
A exibição faz parte da série de Sessões Videocamp, promovidas pela plataforma online Videocamp, com o intuito de fazer com que qualquer pessoa organize sessões de cinema gratuitas a partir de um catálogo de filmes de impacto.
Lançado em 2016, o documentário foi premiado pelo X Concurso Rucker Vieira, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e traz entrevistas de artesãs de bonecas negras, uma psicóloga social, e rappers negras, entre elas, MC Soffia, que abordam a questão da representatividade e da interiorização de preconceitos na infância.
Para garantir a participação, é necessário se inscrever na página do evento. Clique aqui!
Assista o trailer:
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday