As mais lidas de 2019 #8 – Maia Boitrago: Conheça a fada que cuida do cabelo da celebridades negras como Taís Araújo, Iza, Jennifer Nascimento

0
As mais lidas de 2019 #8 – Maia Boitrago: Conheça a fada que cuida do cabelo da celebridades negras como Taís Araújo, Iza, Jennifer Nascimento

Ter uma mulher negra cuidando do nosso cabelo afro faz toda a diferença. Conversamos com Maia Boitrago que cuida do cabelo das mais badaladas celebridades negras como Taís Araújo, Iza, Camila Pitanga, Jennifer Nascimento e Lellê. 

Do crespo armado às tranças super estilizadas Maia tem o dom, mas também profissionalismo . Suas clientes famosas não economizam nos elogios, fazendo de Maia um dos nomes mais requisitados quando falamos de beleza negra.

Notícias Relacionadas


Ela mesma passou por um processo de transição capilar e entende a importância disso.

Mundo Negro : Quando e como foi que tudo começou, quando você descobriu esse dom que é trabalhar com tranças, e se teve algum fator que te incentivou seguir essa área?

Maia Boitrago: Então, eu sempre fiz trança no meu próprio cabelo, desde novinha. Em 2015 eu fiquei desempregada, daí comecei a trançar o cabelo das minhas amigas pra ajudar na renda. Eu sempre amei mexer em cabelo, sempre inventava vários penteados em mim. Eu comecei a trabalhar com tranças porque estava precisando, mas eu sempre amei.

https://www.instagram.com/p/B4ThFM6npeF/

Há alguns anos atrás muitas mulheres passaram por transições capilares talvez um pouco mais dolorosas do que seria atualmente, as tranças ainda não eram tão bem aceitas aqui, então a única solução era usar os cabelos bem curtos ou com a textura dupla mesmo. Hoje em dia podemos apontar os penteados nagô, ou as tranças soltas mesmo como aliados das mulheres na transição capilar?

Maia: Quando eu resolvi colocar trança eu fui muito criticada, diziam que ia ficar feio, que não ia combinar, que era coisa de gente suja… Eu sempre fui muito teimosa e coloquei as tranças mesmo contra a vontade de todos. Eu, na época não sabia o que era racismo, não sabia que a minha atitude estava um ato de resistência enfrentar e sustentar todas aquelas pessoas com suas opiniões totalmente preconceituosas e racista.

As tranças foram o primeiro passo pra eu passar pela transição sem saber também o que estava acontecendo, eu apenas parei de usar química e comecei a usar as tranças. Com o tempo eu fui me interessando pela cultura, comecei a frequentar feiras e eventos de pessoas pretas para pessoas pretas e aos poucos fui me descobrindo e me entendendo como mulher negra. As tranças além símbolo de resistência elas ajudam muito nesse processo de transição que é bem doloroso, muitas mulheres chegam bem fragilizadas por tudo o que já passaram e mexer com a autoestima é algo muito delicado e de uma grande responsabilidade.

https://www.instagram.com/p/B4faHE-glCm/

Geralmente, qual é a reação da mulher na transição capilar após se ver pela primeira vez de tranças? O quão gratificante algo que muitos veem apenas como vaidade pode ser para você e para o cliente?

Todas ficam muito felizes, principalmente quando vamos passando o processo juntas e elas vão vendo o resultado a cada vez que vão refazer suas tranças.

Nós vimos também que atualmente você faz os penteados de muitas mulheres negras em evidência na mídia, como é essa sensação de ver a proporção que seu trabalho tem chegado.

Às vezes eu ainda não acredito e me assusto quando alguém vem até mim me elogiar, mas acima de tudo, eu fico feliz em saber que de alguma forma eu estou fazendo parte nessa luta diária. Eu atendo meus ídolos, mulheres que eu admirei a vida toda e hoje fazem parte da minha vida não só como clientes, mas trocando experiências também.

Em relação aos penteados que você fez recentemente dessas mulheres famosas, teve algum que você gostou mais? Achou mais desafiador, ou sentiu uma responsabilidade maior?

Os penteados de todas elas são desafiadores. São mulheres de muita personalidade e eu além de colocar a minha personalidade no meu trabalho preciso respeitar e ser a fiel a delas também. Não tenho nenhum de preferência, todos são muito especiais e todos têm histórias que vou levar pro resto da vida!!!! Vou ter histórias pra contar para os meus netos!

https://www.instagram.com/p/B2FeV6RgPF-/

Falando sobre as tendências para esse fim de ano, verão… Que tipo de penteado as mulheres podem apostar para curtir confortavelmente essa época mais quente do ano?

No verão eu gosto de usar muito nagô que é a trança mais leve, confortável e fresca que tem. Mas todas elas são tendência e nunca saem de moda!!!!! Vai de cada pessoa escolher o que seja mais confortável.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Previous article Sambas-enredo do Carnaval 2020 exaltam a negritude
Next article Prêmio Ubuntu vai premiar 20 personalidades pretas no Rio de Janeiro
Tássia di Carvalho é graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de possuir MBA em Mídias Sociais e especialização em Marketing Digital e Cultura Contemporânea. Criou a Agência Is em junho de 2016, assim que saiu do Jornal O Dia, aonde era colunista e repórter. No periódico, ela cobria o lado positivo de favelas e periferias e percebeu um nicho em que poderia atuar, ajudando os pequenos projetos que inseria nas páginas da publicação. Em pouco tempo, viu que a demanda na área de comunicação era necessidade em diversas organizações do terceiro setor e de ações de impacto social. Em três anos, a Is já contabiliza mais de 35 clientes, desde os pequenos projetos que ela queria ajudar até grandes organizações de renome internacional como British Council, BrazilFoundation, Favela Mundo e FLUP. Palestrou em grandes eventos como TEDxPedra do Sal, MindTalk e BlackTalks.

No posts to display