Oprah Winfrey está abordando um tópico que tem sido uma parte significativa de sua vida: sua luta contra o peso. Em uma conversa recente sobre “O Estado do Peso” no Oprah Daily, Winfrey mencionou suas experiências pessoais e explorou o tema dos novos medicamentos para perda de peso que estão despertando interesse do público.
Oprah, que além de ser embaixadora, detém 10% de participação no Vigilantes do Peso desde 2015, ressaltou a importância de compreender que a obesidade é considerada uma doença crônica pela Associação Médica Americana desde 2013 e falou sobre a doença atingir 2 bilhões de pessoas adultas em todo o mundo. Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde.
Notícias Relacionadas
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
ID_BR leva Deb, a primeira inteligência artificial antirracista do mundo, ao Rock in Rio 2024
A apresentadora comparou essa compreensão à batalha que ela própria viveu durante décadas pela pressão midiática com relação ao seu peso. “Todos vocês sabem que estive nesta jornada durante a maior parte da minha vida. Meu peso mais alto foi de 237 libras [Pouco mais de cem quilos]. Não sei se existe outra pessoa pública cuja luta contra o peso tenha sido tão explorada quanto a minha ao longo dos anos. Então, estou pronta para esta conversa.”, declarou Oprah. Ela ainda disse que “foi envergonhada nos tablóides todas as semanas durante 25 anos” em razão de seu peso.
O programa também destacou a complexidade da obesidade, e o estigma colocado em cima das pessoas para que percam peso e como se o caso fosse relacionado a ‘falta de força de vontade’. A especialista em obesidade Dra. Fatima Cody Stanford, que esteve no programa, explicou que a obesidade é considerada uma doença porque envolve disfunções na regulação do peso pelo corpo, muitas vezes ligadas ao cérebro e à forma como ele controla o apetite e o armazenamento de gordura.
A especialista pontuou: “É como o nosso corpo regula o peso e cada um de nós é diferente, cada um de nós é único, nenhum é superior ao outro. Somos apenas diferentes e agir sobre essas diferenças e tratar as diferenças na heterogeneidade da população é como vamos realmente fazer mudanças nesta doença.”.
Em resposta, Oprah falou sobre seu caso: “Todos vocês me observaram dieta e dieta e dieta e dieta. É algo recorrente porque meu corpo sempre parece querer voltar a um determinado peso.”.
Novos medicamentos estão surgindo no mercado e auxiliando pessoas que buscam perder peso, incluindo o Ozempic, o Mounjaro e o Wegovy. Esses medicamentos, originalmente desenvolvidos para tratar o diabetes tipo 2, agora estão sendo prescritos off-label para perda de peso. Eles funcionam, em parte, através da semaglutida, uma versão sintética do hormônio GLP-1, que ajuda a controlar o apetite e a sensação de saciedade.
“Mesmo quando comecei a ouvir sobre os medicamentos para perda de peso, ao mesmo tempo eu estava passando por uma cirurgia no joelho e senti: ‘Tenho que fazer isso sozinho’. Porque se eu tomar a droga, essa é a saída mais fácil.”, relembrou ela que também ressaltou que era hora de falar sobre o uso de medicamentos que ajudam a combater a obesidade: “Espero que esta conversa comece de forma desavergonhada”.
“Quando voltei para casa pela primeira vez, literalmente não conseguia levantar a perna. Eu não conseguia levantar o calcanhar da cama e prometi que, se algum dia conseguisse me levantar, andar e me mover novamente, aproveitaria o movimento, os exercícios e a capacidade de estar totalmente no meu lugar”, relatou. “Enquanto estava me reabilitando, comecei a fazer caminhadas. A cada dia tentava caminhar mais e fazer mais. Minha apreciação por cada órgão e cada membro se expandiu exponencialmente”.
Oprah ainda afirmou que as pessoas deveriam poder perder peso da maneira que for melhor para elas, inclusive com a ajuda de medicamentos.
Polêmicas em torno da defesa de Oprah sobre o medicamento
Durante o programa, Oprah não afirmou estar usando o medicamento, mas existem polêmicas em torno de sua defesa do medicamento. No X/Twitter, as pessoas estão ligando a imagem da apresentadora à promoção da nova droga. Nada foi comprovado.
“Presumo que ela esteja tomando ozempic, já que é isso que a WW está vendendo. Seu contrato com eles vai até 2025.”, disse uma pessoa.
I assume she’s on ozempic since that’s what WW is selling. Her contract with them runs thru 2025.
— Aspiring Prop Comic (@TwinOfTiger) May 25, 2023
Oprah Winfrey shows off her slimmed down figure in a belted co-ord at the Louis Vuitton show | Daily Mail Online https://t.co/ns4peifMi4
O que os especialistas dizem
Em entrevista para o Mundo Negro em março deste ano, o nutrólogo, Dr. Gilmar Francisco explicou que a semaglutida tem “comprovação de uma redução média de 14.9% do peso na dose de 2.4mg por semana (número comparável apenas a cirurgia bariátrica)”. Apesar dos resultados positivos, o especialista fez um alerta: “É válido ressaltar que como toda medicação existem sim contraindicações, efeitos colaterais e exames laboratoriais que precisam ser acompanhados por um médico. E resultados efetivos só se darão associados a mudança do estilo de vida e instituição de hábitos saudáveis”, destacou o profissional.
Notícias Recentes
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
ID_BR leva Deb, a primeira inteligência artificial antirracista do mundo, ao Rock in Rio 2024