A cineasta Jane Campion pediu desculpas à Venus e Serena Williams, após diminuir e desvalorizar trajetórias das consagradas tenistas. Ao vencer o título de ‘Melhor Direção em Filme’ por ‘Ataque dos Cães’ no Critic’s Choice Awards 2022, Jane celebrou as mulheres que estavam sendo indicadas à premiação, mas acabou declarando a seguinte frase: “Venus e Serena, vocês são maravilhosas. No entanto, vocês não jogam contra os caras, como eu tenho que fazer”. Comentário não foi bem recebido nas redes, com usuários apontando o desrespeito às consagradas atletas.

Venus Williams e Serena Williams no tapete vermelho do Critic’s Choice Awards 2022. Foto: Caleb Mafia.

Após repercussão negativa em torno do discurso, Jane emitiu uma declaração, classificando seu comentário como “impensado”. “Fiz um comentário impensado comparando o que faço no mundo do cinema com tudo o que Serena Williams e Venus Williams alcançaram. Eu não pretendia desvalorizar essas duas lendárias mulheres negras e atletas de classe mundial”, disse a diretora. “O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens na quadra (e fora), e ambas elevaram o nível e abriram portas para o que é possível para as mulheres neste mundo. A última coisa que eu gostaria de fazer é minimizar as mulheres notáveis. Eu amo Serena e Vênus. Suas conquistas são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, peço desculpas e celebro completamente vocês.”

Jane Campion no Critic’s Choice Awards 2022. Foto: Getty Images.


Representantes de Venus e Serena não comentaram o caso. As duas atletas marcaram presença no Critics Choice Awards 2022 em divulgação ao filme ‘King Richard: Criando Campeãs’. Produção, estrelada por Will Smith, vem recendo ampla aclamação por parte da crítica especializada. Smith, inclusive, venceu o Critic’s Choice 2022 de ‘Melhor Ator’, por seu papel no longa.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments