A intenção até foi boa, mas a CUFA desagradou muitas pessoas da comunidade negra durante a promoção do prêmio Pretos Empreendedores e boa parte da crítica veio pelo fato de Carrefour ser o principal patrocinador do projeto, algo que nem jurados e finalistas do prêmio sabiam. O prêmio que seria realizado no dia 30 de janeiro, teve que ser cancelado.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
No final do ano, o Carrefour foi algo de severas críticas, protestos e até boicote após a morte por espancamento de Beto Freitas um uma unidade da rede em Porto Alegre, no dia 19 de novembro de 2020, véspera do Dia da Consciência Negra.
E nas redes sociais, o desgosto dessa parceria foi grande.
Os indicados também se indignaram. Um dos exemplos é a Youtuber, Nath Finanças, que não sabia da indicação, na qual logo após descobrir o envolvimento com a Carrefour, declinou.
O casal Taís Araujo e Lázaro Ramos apareciam como jurados.
Em uma postagem no Facebook o presidente da CUFA Celso Athayde pediu desculpas. “Para a realização da premiação, neste final de semana, entrei em contato com diversas empresas para angariar apoio para a realização da premiação aos selecionados e para a etapa final do evento e o meu grande erro, aliás o meu erro grosseiro e absurdo, foi não atualizar todos os envolvidos da presença desses parceiros e submetê-los ao crivo de absolutamente todos os envolvidos”.
Vale lembrar que o presidente da CUFA faz parte do comitê criado pela Carrefour, comitê esse que recebeu R$ 25 milhões para tocar ações de interesse da comunidade negra, sobretudo as de combate à violência.
A rede de mercados Carrefour não se pronunciou sobre o caso.
Com colaboração de Rakeche Nascimento.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday