André Dias lança álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”

0
André Dias lança álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”
Foto: Thiago Dias

O projeto possui quatro faixas, com doses de amor, desapego e protagonismo do homem negro.

Gravado em Salvador, o álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”, do cantor, compositor e guitarrista André Dias, será lançado nesta quinta-feira (26). Com destaque para quatro faixas, “Mar de Desejos”, “O Véu”, “Lembro” e “Eu Sou”, que trazem um contraponto ao retratar o protagonismo de um homem negro, preso a estereótipos racistas e machistas.

A direção, filmagem e finalização é de Glauco Neves, com produção executiva assinada por Heverton, still por Josué Dias e direção artística de Thiago Dias. A produção musical é de André T e traz as participações de Antenor Cardoso, Cadinho Almeida, Morotó Slim, entre outros artistas.

O ponto de partida para o conceito do projeto foi o próprio nome do disco: “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”. Surgiu a ideia de contar a história de que, para se alcançar a beleza – o artista entende a beleza como calmaria e bons momentos –, é preciso trilhar um caminho que perpassa pela tristeza.

“Com a ajuda dos meus irmãos, Thiago e Josué Dias, buscamos referências para dar sustento ao argumento. Depois disso, ficou muito fácil escrever o roteiro. Em seguida, Glauco lapidou tudo com os conceitos e macetes que só um filmaker pode oferecer”, explica.

Realizar todo o trabalho durante a pandemia exigiu de André, acima de tudo, paciência. Ele e equipe enfrentaram um período de incertezas, devido às restrições de acesso e decreto aplicados pela Prefeitura. Uma das locações foi alterada de última hora por causa disso

O roteiro do álbum visual foi escrito pelo próprio André, que se viu em meio a um desafio ao tirar as ideias do papel e colocá-las em prática no meio de uma pandemia. Seguindo os protocolos de segurança e distanciamento, as gravações foram realizadas em quatro dias, entre a Praia da Penha, na Ribeira, as Dunas de Stella Maris, o Dique do Tororó e, por fim, o Teatro Sesi, no Rio Vermelho.

“É preciso dizer que senti na pele as decisões do roteirista. Duas locações apresentaram alguns desafios físicos para mim, na hora de rodar e as frases mais recorrentes na equipe eram: “Você que escreveu isso” ou “Tudo em nome da arte”. Da próxima vez, pensarei em um roteiro no qual eu não “sofra” tanto. rs Na praia, o grande desafio foi ter que entrar na água gelada às 5h da manhã e fazer inúmeros takes nadando, mergulhando. Passamos mais seis horas gravando”, diz o músico.

O diretor artístico e figurinista do projeto, Thiago Dias, conta que tudo ocorreu de forma bem orgânica, já que acompanha a trajetória de carreira de André desde o começo, até a confecção de seu primeiro projeto solo. Ele conseguiu traduzir visualmente a essência que permeia o álbum, através de objetos, cores, entre outros elementos.

“Um traço marcante do projeto são os seus figurinos, com seus formatos e cores que se destacam nos ambientes escolhidos. Cada um deles foi idealizado e projetado almejando a fluidez e movimentação das roupas, sendo eles idealizados por mim e confeccionados pela brilhante costureira Rita Ferreira”, comenta Thiago.

No futuro, o objetivo de André é expandir e consolidar sua veia de compositor. “Escrevo desde os 14 anos e tenho músicas de todo o tipo e ritmos. Então, espero que o desenrolar do meu trabalho seja cada vez mais plural musicalmente”, finaliza.

O Álbum Visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço: Lançamento do álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”
Data: 26 de agosto de 2021
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=wCeX2Bpgk-4

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display