A multiempresária e creator Ana Paula Xongani é uma das personalidades brasileiras que engrossa o coro da campanha de mobilização para que mais pessoas compareçam às urnas nas eleições deste ano. Com o lançamento do projeto ‘Bora Votar’, idealizado e financiado inteiramente por ela, Xongani discute a relação da população com a política por meio de conteúdos estruturados em dois eixos principais: motivação e conscientização. Trata-se de um projeto totalmente voltado à educação política e apartidário. Eles foram disponibilizados no YouTube, redes sociais e no site oficial da iniciativa, lançado no dia 20 de maio.
Com duração de seis meses, o projeto tem a expectativa de alcançar milhares de pessoas em todo o país. Os conteúdos estão divididos entre o site oficial e uma websérie de 6 episódios disponibilizados em diferentes plataformas, com estreia prevista para o dia 11 de julho, além de uma agenda de lives e eventos presenciais, que acontecerão nos meses seguintes. O foco da ação é alcançar todas as pessoas com direito ao voto, sobretudo mulheres e jovens.
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Erika Hilton anuncia que PEC da escala 6x1 alcançou assinaturas suficientes para tramitação na Câmara dos Deputados
Com mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e referência nos mercados de creator economy e moda, a multiempresária explica que o objetivo do projeto não é mudar votos. “Nosso principal intuito é influenciar e conscientizar as pessoas sobre a importância de votar, de se responsabilizar e de fazer escolhas. Dados mostram que grande parte da população ainda opta por se abster de votar ou votar branco ou nulo, mas precisamos, sobretudo neste momento, refletir e atuar para que cada vez mais pessoas discutam política e reavaliem a importância do voto”, explica.
Entre os temas abordados, ‘Bora Votar’ irá discutir sobre não ser vergonha não entender de política; o que é ser um corpo negro político dentro da lógica polarizada da política brasileira; a falta de confiança na politica e a importancia de uma escolha consciente. O projeto também se propõe a ampliar o debate sobre o assunto nas redes sociais por meio da hashtag #BoraVotar, onde será possível acessar diversos conteúdos sobre as eleições.
Enquanto influenciadora, Xongani acredita que tem um grande potencial para movimentar as redes a partir da produção de conteúdo e, consequentemente, somar nas reflexões e discussões sobre o tema. “A expectativa é que as eleições deste ano tenham um olhar mais sensível e crítico que defenda políticas sociais. Como uma influenciadora, não só nas redes, mas em tudo que me proponho a fazer, entendo que tenho esse poder de acesso a diferentes públicos e acredito ser importante desenvolver essa motivação e conscientização. Quero contribuir com a configuração do atual cenário político, sim, mas também com o desenvolvimento do posicionamento crítico e do poder de escolha daquilo nos representa nos ambientes em que muitas coisas sobre nós são decididas”, conclui.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana