O governo alemão anunciou que artefatos preciosos saqueados durante a era colonial serão finalmente devolvidos à Nigéria. As devoluções estão previstas para iniciar em 2022. Segundo agência de notícias Reuters, o governo alemão se comprometeu em devolver os Bronzes de Benin (figuras humanas feitas de bronze, latão e marfim), roubados pelo exército britânico em 1897. Os bronzes foram posteriormente distribuídos por todo o mundo e centenas estão atualmente em museus alemães. A Nigéria busca seu retorno há décadas.
A Alemanha está “liderando o movimento de restituição global. Outras nações europeias deveriam estar dispostas e abertas para reconhecer que todos os objetos saqueados em 1897 pertencem ao povo do Benin”, declarou por e-mail Osaisonor Godfrey Ekhator-Obogie, pesquisador do Instituto de Estudos de Benin. “Como a Alemanha, eles também deveriam iniciar ou se juntar ao diálogo para discutir o futuro desses objetos. Esta decisão foi uma trégua com as partes, não uma vitória ou o vencedor leva tudo. Vou contar aos meus filhos sobre este momento histórico”, completou.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
A Nigéria vem tentando resgatar seus tesouros históricos há anos e, por fim, parece estar contanto com mais boa vontade de seus antigos colonizadores. França e Holanda já tinham acenado para o início de novos processos de restituição em 2019.
Alguns museus de países da Europa tem autonomia para agirem nesses casos, como foi o caso do Museu Nacional da Irlanda que se comprometeu em devolver os bronzes em seu acervo, mas no Reino Unido nenhum museu, por exemplo, pode agir à revelia das ordens de seu governo.
As informações acima foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas