AfroLíderes: Eureca lança jornada com foco em formação de liderança e inclusão de jovens negros no mercado de trabalho

0
2283

Com o objetivo de criar uma solução que contribua para o ingresso da população preta e vulnerável no mercado de trabalho, a Eureca, está lançando a Jornada AfroLíderes, uma iniciativa para formar novas lideranças e aumentar a empregabilidade deste público. A consultoria que conecta jovens com o mercado de trabalho e atua em educação e desenvolvimento profissional está selecionando pessoas com mais de 16 anos que se autodeclaram pretos ou pardos e oferecerá acesso à uma trilha de mentoria que vai ajudá-los a cumprir o desafio. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 deste mês.

Apesar de serem 55,8% da população brasileira, em 2018, os pretos e pardos representavam uma parcela maior (64,2%) dos desempregados, de acordo com a pesquisa “Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E no cenário atual, as projeções são ainda mais negativas para o público jovem. Por conta da pandemia, a taxa de desocupação das pessoas entre 15 e 24 anos poderá se aproximar de 39% no terceiro trimestre, o dobro da taxa média para todas as faixas etárias. O total de jovens procurando uma oportunidade, atualmente em 5,5 milhões de pessoas, deverá se aproximar de 8 milhões nos últimos meses do ano, segundo indicam estudos nessa área.

A Eureca é uma empresa, que busca conectar organizações com as novas gerações. Criada em 2011, a empresa se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos para empresas. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade e organizações, colaborando para criar ambientes mais justos, diversos e de alta performance.

O projeto AfroLíderes é uma iniciativa que reforça o compromisso assumido pela Eureca no pacto firmado com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, por maior inclusão de jovens pretos e pretas no mercado de trabalho, assinado pela consultoria em Março. Além de contar com o apoio da Iniciativa nas mentorias, todas as pessoas que darão treinamentos aos jovens são pretos ou pretas.

“Queremos ouvir jovens brilhantes com histórias e vivências reais e construir um caminho para a inclusão de jovens pretos ou pretas no mercado de trabalho a partir da percepção de quem trilha ou vai trilhar esse caminho na prática, e a Jornada Afrolíderes surge pra isso”, afirma a líder do projeto Laura Morais, da Eureca.

Serviço:

Jornada Afrolíderes

O que é: Maratona online exclusiva para pessoas autodeclaradas pretas e pardas e que acontecerá dos dias 20 a 24 de julho. Durante os cinco dias, todos que participarem receberão mentorias exclusivas e desenvolverão, junto com uma equipe, uma solução voltada para a empregabilidade de jovens negros no Brasil.

Calendário
15/07 – Final das Inscrições
16/07 a 20/07 – Formação das Equipes
20/07 a 24/07 – Período de Mentorias e Execução dos Projetos
24/07 – Envio dos Projetos
28/07 – Resultado Final

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÕES

Benefícios
Todos que participarem terão acesso às mentorias exclusivas durante a Jornada;
Os 5 grupos vencedores ganharão duas mentorias exclusivas:

  • AfroClass pelo Instituto Anga, composto de 4 módulos sobre Liderança de Si, Liderança dos Outros, Liderança da Organização e Liderança da Sociedade. Essa formação será realizada durante 4 semanas.
  • AfroTalk com a galera da eureca sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Entre os mentores confirmados na jornada estão:
Arthur Igor Lima, Fundador da AfroSaúde e Fellow da Yunus & Youth Fellowship Program;
Augusto Júnior, Diretor Executivo do Instituto Anga;
Kamila Camilo, Gerente de Comunidade da rede Fab Lab Livre SP e curadora do Hub de São Paulo do Global Shapers Community;
Lê Maestro, Diretor de Expansão da Gerando Falcões;
Maíra Andrade de Carvalho, Coordenadora de Diversidade e Inclusão da Natura;
Samuel Emílio, Líder do RenovaBR, Coordenador Nacional do Movimento Acredito e Fundador do Diário Antirracista.

Comments