Afro Presença discute diversidade com líderes do mercado financeiro

0
351

Líderes do mercado financeiro se reuniram na manhã dessa quarta-feira, 30, para falar sobre diversidade no mercado de trabalho durante o primeiro dia do Afro Presença, evento focado na inclusão de pessoas negras em grandes empresas, fruto da parceria do Pacto Global da ONU e Ministério Público do Trabalho.

A mesa foi composta  Leila Melo (Itaú/Unibanco), Vanessa Lobato (Santander) ,Vanessa Lobato (Santander), Gilson Filkenstein (B3), Glaucimar Peticov (Bradesco) com moderação da jornalista Mariana de Sousa Bispo (Rede Globo).

Imagem

“As novas lideranças são fundamentais para a nova consciência. Isso também impacta no engajamento no quadro de funcionários. Quando falamos de diversidade, temos que ver o aspecto da inclusão, é aquele história entre a diferença em ser convidado para festa e ser convidado a dançar”, disse Glaucimar do Bradesco.

“Precisamos colocar o tema racismo sobre a mesa. Somos um país de 54% de população negra, entre pretos e pardos e isso não está representado nas companhias. Eu acho um presente ter essa pauta no Santander porque me fez aprender sobre diversidade. O olhar do aprendizado e empatia nos faz entender melhor a situação”, defendeu Vanessa, do Santander.

Gilson explicou que dentro da B3, que é uma companhia centenária, depois da fusão o tema diversidade está recebendo a devida atenção, com métricas definidas. “Fizemos parcerias com muitas entidades, abrimos diálogo para conversar sobre o assunto. O que mais nos norteou foram três grandes metas que são criar um ambiente livre de assédio  onde todos podem ser quem são, garantir representatividade dos grupos minorizados, feito por meio da contratação e currículo cego, programa de estágio e manter sempre a abertura para diálogo e inclusão”, detalhou o CEO que disse que o grupo étnico racial é o mais avançado na companhia.

“Nós temos consciência da nossa responsabilidade no crescimento da comunidade negra no Brasil. Essa é uma questão essencial e de sobrevivência das empresas, em termos de representatividade e os estudos mostram como valorizar a diversidade faz empresas mais sucedidas e criativas”, Leila Mello, diretora executiva do Itaú Unibanco

O Afro Presença acontece até o dia 2 de outubro e é 100% online e gratuito. Oficinas de capacitação, palestras, debates e acesso a vagas de estágio para universitários em grandes empresas fazem parte da programação. Acesse www.afropresenca.com.br

Comments