Áfricas Contemporâneas: do continente às diásporas” traz pensadores, artistas e ativistas do exterior para refletir a África contemporânea

0
354

O evento “Áfricas Contemporâneas – do continente às diásporas”, com entrada gratuita, começa no dia 10 e vai até o dia 19 de outubro e reúne conferências, mesas-redondas, colóquios, oficinas, intervenções, projeções audiovisuais, exposições e apresentações musicais que transitarão entre a produção acadêmica e a arte. O objetivo é abrigar um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas.

Durante a abertura, o escritor senegalês, Felwine Sarr, realiza uma conferência e lança seu livro “Afrotopia” (N-1 Edições). Pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Angola, Cabo Verde, Egito, Mali e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, e Inglaterra desmistificam a visão colonialista de que o continente africano é o território da falta, da perda, fragilidade e impossibilidade econômica e social participam do evento. Haverá tradução durante as atividades realizadas por África do Sul, do Egito, do Senegal e da Inglaterra.

Serão trazidos à cena os movimentos políticos e sociais que se dão nas sociedades africanas atuais; as produções intelectuais a partir do próprio continente e de suas trocas, deslocamentos e fricções; as territorialidades e subversões do espaço; o racismo e as desigualdades contemporâneas; gênero e diásporas africanas; a memória a partir de documentos históricos africanos; o papel das artes na produção de escritas e registros múltiplos.

Os temas provocarão debates que fazem tanto pensar a pluralidades de realidades africanas atuais como seus aportes para refletir dimensões universais em diferentes campos do saber e do fazer a partir de Áfricas.

Confira aqui a programação completa: https://bit.ly/31I25FC.

Comments

Comentários