Afetividades negras: encontro sobre negócios quer empoderar mulheres negras por meio do afeto

0
Afetividades negras: encontro sobre negócios quer empoderar mulheres negras por meio do afeto
Foto. Jr Reis - Splash

Encontro, que acontece no dia 26 de novembro tem como proposta promover experiência singular com mulheres negras de todo Brasil para abordar temas relevantes para a população negra, por meio de vivências e compartilhamento de saberes

O que as pessoas negras, principalmente mulheres, gostariam de falar em novembro? Foi essa inquietação que levou a empreendedora gaúcha, Caroline Moreira, a criar o “1° Encontro de Afetividades Negras”. A ideia ganhou força depois de conversar com cerca de 200 pessoas da rede de contatos de sua startup – a Negras Plurais – responsável por assessorar e impulsionar projetos de mulheres negras no mercado econômico. A partir daí, surgiu a inspiração para os temas e atividades que compõem a programação do “Afetividades Negras”. O evento gratuito, que surgiu para amenizar os impactos da pandemia, acontece no dia 26 de novembro (sexta-feira), das 8h às 20h, e contará com talks, palestras, culinária ancestral, show da Bia Ferreira e participação da DJ Miria Alves.

Serão 12 horas de conteúdo online com 10 talks durante os intervalos e temas ligados a questões emocionais do povo negro, trazendo novas perspectivas de como apoiar e exaltar mulheres negras por meio do afeto ancestral. “Perguntamos para diversas mulheres o que elas gostariam de fazer no dia da consciência negra? Nesta pesquisa, 100% disse que queria descansar. Por isso, criamos o “Afetividades Negras”, um dia para as mulheres se apoiarem, se conectarem e se fortalecerem falando sobre afeto”, diz Caroline Moreira, CEO da Startup Negras Plurais.

Nas mesas, os temas “LGBTQIA+”, “Mães Negras”, “Empresárias negras e o dinheiro” e “Moda Sustentável” são os destaques da programação. Dentre as palestrantes convidadas estarão algumas das principais potências negras do empreendedorismo feminino do país, como a Adriana Barbosa, idealizadora do maior evento de cultura negra da América Latina – a Feira Preta; a jornalista e apresentadora, Alline Prado: Fernanda Ribeiro, fundadora do AfroBussiness Brasil; Ana Minuto – cocriadora do Potências Negras e Silvia Nascimento – jornalista e diretora de conteúdo do site Mundo Negro.

A colunista do Mundo Negro, a chef Aline Chermoula participará do evento com suas comidinhas carregadas de axé.

“A base das relações negras é o afeto. Por isso, estamos muito felizes em realizar um evento, que trará reconexão, força e muito conhecimento, além de dar a oportunidade da revisitação do passado e valorização do presente a todas essas mulheres”, afirma Caroline.

O Afetividades Negras é uma realização de Negras Plurais com apoio do Grupo Carrefour Brasil. A programação completa do evento está disponível no site http://negrasplurais.com.br.

Serviço 1° Encontro de Afetividades Negras

Data: 26 de novembro

Local: YouTube 

Horário: De 8h às 20h 

18h às 19h – Show Musical Bia Ferreira

19h às 20h – Dj Miria Alves 

Link para a inscrição no evento: http://negrasplurais.com.br 

(É obrigatório a inscrição para assistir os conteúdos)

Comments

No posts to display