Ação na justiça, protocolada por candidato do PSOL, questiona a veracidade das declarações raciais dos candidatos ao governo do estado da Bahia
O candidato a deputado federal pelo PSOL, Jorge X, fez um pedido de indeferimento das autodeclarações raciais de ACM Neto e da vice Ana Coelho, eles concorrem juntos ao governo da Bahia. O pedido foi acatado pela Corregedoria-Geral Eleitoral e agora os dois têm até o dia 3 de setembro para apresentar uma explicação sobre o assunto.
Notícias Relacionadas
Novo recurso do Google conecta vítimas de violência doméstica a ajuda imediata
Demissão de Yuri Silva, secretário apontado como uma das maiores lideranças negras da atualidade, gera críticas ao Ministério da Igualdade Racial
ACM Neto e Ana Coelho se declararam pardos na justiça eleitoral, o que os identifica como negros de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial. O processo protocolado por Jorge X questiona se algum procedimento de “heteroidentificação racial” foi realizado e os candidatos devem apresentar até o sábado uma justifica plausível para terem se autodeclarado negros.
“Queremos saber se eles passaram por uma banca de heteroidentificação da Justiça Eleitoral. A gente sabe que eles não passaram porque a gente já investigou administrativamente e a informação que nos foi passada foi a de que a Justiça Eleitoral não instituiu banca de heteroidentificação racial. O Corregedor-Geral acolheu nossa ação e intimou a chapa para se manifestar”, contou Jorge X ao portal BNews.
Notícias Recentes
Equipe de Ludmilla afirma que não convidou Blogueirinha para realizar programa no Numanice e esclarece a situação
Geógrafa norte-americana, Ruth Gilmore, discute abolicionismo penal e capitalismo racial na Unicamp