Ação na justiça, protocolada por candidato do PSOL, questiona a veracidade das declarações raciais dos candidatos ao governo do estado da Bahia
O candidato a deputado federal pelo PSOL, Jorge X, fez um pedido de indeferimento das autodeclarações raciais de ACM Neto e da vice Ana Coelho, eles concorrem juntos ao governo da Bahia. O pedido foi acatado pela Corregedoria-Geral Eleitoral e agora os dois têm até o dia 3 de setembro para apresentar uma explicação sobre o assunto.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
ACM Neto e Ana Coelho se declararam pardos na justiça eleitoral, o que os identifica como negros de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial. O processo protocolado por Jorge X questiona se algum procedimento de “heteroidentificação racial” foi realizado e os candidatos devem apresentar até o sábado uma justifica plausível para terem se autodeclarado negros.
“Queremos saber se eles passaram por uma banca de heteroidentificação da Justiça Eleitoral. A gente sabe que eles não passaram porque a gente já investigou administrativamente e a informação que nos foi passada foi a de que a Justiça Eleitoral não instituiu banca de heteroidentificação racial. O Corregedor-Geral acolheu nossa ação e intimou a chapa para se manifestar”, contou Jorge X ao portal BNews.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety