“A supremacia branca está crescendo no mundo”, diz o estrategista de dados Marco Gomes

0
“A supremacia branca está crescendo no mundo”, diz o estrategista de dados Marco Gomes
Foto: Getty Images.

As recentes mudanças de entendimento da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre temas como a criminalização do aborto são sintomas de um problema ainda maior: o crescimento da supremacia branca no mundo. É isso o que o especialista em estratégia de dados, Marco Gomes, alerta em vídeo publicado recentemente em sua conta no Twitter.

“Até poucos dias atrás, a Suprema Corte dos Estados Unidos que não podia ser criminalizada uma pessoa que fizesse uma interrupção de gravidez. Também mudou, na mesma Suprema Corte, o entendimento sobre celebração religiosa em escolas. Professores e funcionários de escolas públicas podem realizar celebrações religiosas e conduzir e orientar seus alunos nessas celebrações e rezas”, começou ele.

Na visão de Marco, é importante sinalizar como pautas como o ataque aos direitos reprodutivos, casamento homoafetivo e liberdade religiosa sinalizam o crescimento da Supremacia Branca. Marco faz, ainda, um paralelo entre o que está acontecendo neste momento na Suprema Corte americana e o crescimento do chamado “Olavismo” no Brasil. “A gente não discutiu isso publicamente o suficiente e os caras chegaram na presidência”, analisou.

Pesquisa da Unicamp demonstrou que existem mais de 530 grupos extremistas no Brasil, no que pode chegar a um quantitativo de mais de 10 mil pessoas. Isso representa um crescimento de 270,6% de janeiro de 2019 a maio de 2021. Estes grupos estão espalhados em todas as regiões do Brasil. Em comum, esses grupos têm o ódio às mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display