A resistência que impediu Wakanda de cair foi formada por mulheres

0
1661

Pantera Negra” é um marco na cultura pop por trazer protagonismo preto desde elenco até a direção, trilha sonora e figurino. No entanto vamos olhar com carinho, especificamente, para as mulheres da trama.
A trajetória do príncipe T’Challa até o trono de Wakanda seria totalmente diferente, se é que seria vitoriosa, sem ter como principais apoiadoras as mulheres negras como apoio.

A rainha Raimonda (Angela Basset) é responsável por receber T´challa após a morte do rei e aparece no longa como a guardiã suprema das tradições sem perder o ar acolhedor e condescendente, tanto com a angústia do futuro príncipe quanto com a descontração da caçula, Shuri, em relação ao ‘timing’ das piadas.

Shuri é responsável por toda a tecnologia de Wakanda. Controla o avançado sistema de transporte e também é a inventora por trás dos trajes do Pantera e das armas do exército.

Pantera Negra e as mulheres de Wakanda | Ovelha
A espiã e a cientista, ambas prontas para batalha. Imagem: Marvel/Disney


A direção acerta demais em apresentar a rainha Raimonda e a princesa Shuri com personalidades bem delineadas, sem cair no estereótipo da mulher negra sofrida e chorosa que Hollywood adora. Apesar da perda recente, ambas continuam suas atividades (essenciais) para manter o funcionamento da nação.
Talvez a personagem com senso de obrigação mais óbvio, temos a general Okoye (Danai Gurira). Qual a última vez que você viu uma mulher liderar o exército mais poderoso do planeta?

Mais uma vez a direção sensível de Ryan Coogler passa longe do que poderia resvalar facilmente numa imagem de preta raivosa. Okoye é feroz e habilidosa, sem que isso esvazie seu sarcasmo e bom humor,além de deixar claro que nem o amor de um homem sobrepuja seu sua paixão por Wakanda (que cena essa!)

Por fim temos a espiã Nakia (Lupita Nyong´o), que antes mesmo do antagonista entrar em cena contra T´challa, tenta alertar o príncipe sobre Wakanda ter se isolado para os países vizinhos.


Lembremos que sem Raimonda, Shuri e Nakia entregando mais da erva-coração o Pantera Negra tinha morrido e que a resistência do país, após a queda do personagem de Chadwick Boseman, ficou com Ogoye e seu exército real, as Dora Milaje.
Sem a resistência dessas mulheres Wakanda teria caído

Comments