A escola é uma engrenagem racista

0
A escola é uma engrenagem racista
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Temos que descolonizar as mentes e isso deveria acontecer na escola, no entanto, as escolas são uma fábrica de racismo. Os negros, pobres e indígenas são invisíveis. (Diva Guimarães)

Diversas escolas iniciam as aulas esta semana. Para muitos alunos, é um momento de alegria, reencontro com os amigos e paqueras, curiosos em saber quem são os novos professores, quais alunos estarão na turma e mais uma gama de questões. Para alguns pais, principalmente os que moram em áreas com graves índices de criminalidade, o retorno às aulas representa uma menor preocupação. Nas ruas, a chance é enorme de perderem os filhos para o crime. Outros pais ficam aliviados, pois a merenda da escola alivia a fome das crianças. Todos nós sabemos que as condições de vida de muitas famílias brasileiras são precárias.

Notícias Relacionadas


No meio disso tudo, encontramos um grupo de alunos negros que trazem questões delicadas. Alunos que gostariam que as férias nunca acabassem.  O desânimo e a repulsa advêm do racismo presente no espaço escolar. Eles não sentem acolhimento. Os professores e alunos têm atitudes racistas sem que sejam punidos. A minha geração passou por essa situação, as gerações anteriores e as posteriores. A verdade é que o racismo está na raiz da instituição escolar. Machuca a alma dos alunos negros, afeta negativamente no desempenho dos estudos e marca profundamente a personalidade. 

Lembremos que a Lei 10.639/2003, acerca do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, ainda não tem sido colocada em prática por todas as escolas; com isso, os alunos negros continuam desconhecendo a história dos seus ancestrais. 

No final do ano passado, perguntei ao meu sobrinho, que está no último ano do Ensino Médio: ‘Quando você pensa na África, o que vem à sua mente?’ — pessoas passando fome. ‘Onde fica o Egito?’ — na Europa. ‘Este ano, os professores falaram sobre o dia 20 de novembro?’ — não. 

Confesso que na hora me bateu um desespero com o que ouvi. Eu acredito que a escola é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade fraterna, no entanto, para acontecer, demanda de uma revolução nas suas bases. A escola que hoje conhecemos só está servindo ao racismo e outras formas de opressão. Formando pessoas sem criticidade, alienadas e defensoras de todas as ideologias mais abjetas da história humana. Tão verdade que no Brasil, políticos simpatizantes de torturadores têm sido eleitos no âmbito municipal, estadual e federal. 

Eu não acredito que haverá mudanças, a educação é uma engrenagem racista. Devemos cobrar os governos porque é nosso direito e pagamos impostos. Eles nos devem. Só não podemos ficar de braços cruzados esperando que isso aconteça. Eduquemos as nossas crianças, mostremos a nossa história, fortaleça a autoestima. Construamos uma geração que irá revolucionar.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display