Natália Deodato, do BBB 22, é design de unha modelo, ela fala, com orgulho, sobre sua pele durante o reality. A moça, em conversa com os outros brothers, até relembrou em que momento de sua vida conseguiu ver as primeiras manchas de seu corpo.
“Tinha 9 anos quando ela [mancha relacionada ao vitiligo] apareceu na minha pele. Me senti um ratinho de laboratório com tantos exames buscando o motivo delas ali.” Explicou a cantora, que, segundo a mesma, teve o vitiligo de forma emocional.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
“O vitiligo é uma doença autoimune que faz com que ocorra a perda de pigmentação da pele”, explica a dermatologista Daniela Antelo para a revista Glamour. As manchas claras aparecem pelo corpo causadas pelo excesso ou pela falta de melanócitos (as células produtoras de melanina), podendo evoluir de forma progressiva ou gradual. “Fatores genéticos ajudam na indução do vitiligo. Porém, a influência emocional, como o estresse e o medo, faz essa genética entrar em atividade − é a maneira com que o corpo avisa que não está bem”, diz o dermatologista Paulo Luzio, membro da Global Vitiligo Foundation.
Muito se confunde ainda, dentro da sociedade, o vitiligo com outras doenças da pele, contudo, No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ele afeta 0,5% da população. Ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas. Entenda sua relação:
1. NÃO SEGMENTAR OU BILATERAL: é o tipo mais comum de vitiligo. Nele, as manchas se apresentam nos dois lados do corpo, começando pelas extremidades, como nariz, boca ou mãos e pés. Caracteriza-se pelas formas localizadas de mucosa (região genital ou labial), comum (manchas bilaterais e simétricas) ou universal (mais raro, acomete mais de 70% do corpo).
2. SEGMENTAR OU UNILATERAL: manifesta-se em um lado do corpo, geralmente em pessoas mais jovens. Além da pele, pelos e cabelos também podem perder a coloração. Neste caso, a pessoa já carrega a predisposição em certas áreas específicas do corpo. Informações tiradas do site Glamour.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil