Essa história de que negro não consome é muitos anos 90. Ainda mais no Brasil onde cada vez mais temos pessoas se assumindo como negras. Empresas que produzem produtos para cabelos crespo e cacheado, estão aí crescendo em faturamento por conta de quem? Das mulheres negras.
O filme Pantera Negra estreou no dia 15 de fevereiro. Era uma dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, por conta do casting, produção e direção negros, mas também, por ser um filme da Marvel sobre um dos heróis que ganhou empatia do público no filme Guerra Civil.
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Da estreia até hoje, dia 26 de fevereiro o filme arrecadou mais 400 milhões de dólares, mais de um bilhão de reais, mundialmente e a presença de produtos da franquia é praticamente inexistente no comércio brasileiro.
Ontem no Mooca Plaza Shopping, uma dos maiores da cidade de São Paulo, achei uns 2 ou três brinquedos na loja PBKids, todos relacionados ao protagonista, quando eu, como mãe de meninas, esperava encontrar alguma das armas usadas pelas guerreiras, Nakya, Okuye e Shuri.
Em uma loja de camisetas especializada na cultura Geek, apenas uma camiseta do Pantera Negra, mais uma vez nada com toque feminino (poderia falar de roupa sem gênero, mas não é esse o tema desse texto, temos que ter opções sempre).
A CEO da Black Rocks, Maitê Loureço fez uma apontamento interessante no seu perfil do Linkedin:
“Por conta do racismo, as lojas de brinquedo estão perdendo dinheiro”, ela alfineta e com razão.
Uma vez a publicitária Raphaela Martins, gerente de conta da JWT, disse durante uma palestra do II Fórum da Igualdade Racial, que as empresas preferem ser racistas à ganhar dinheiro.
Durante o mesmo evento, que aconteceu no final de 2017, Ricardo Meirelles do Instituto Locomotiva mostrou dados que comprovam que o racismo dita o mercado mais do que os números: “O Brasil negro seria o 11º pais do mundo em população e o 17º em consumo”.
Como lidar com a frustração das crianças negras e adultos encantados com Wakanda e que não encontram produtos do filme nas lojas? Por que tem produtos da Mulher Maravilha, Batman, Hulk, Lego e quase nada do Pantera Negra, filme que já se pagou duas vezes, em termos de arrecadação em apenas duas semanas de exibição?
As marcas tiveram 2 anos para se prepararem para este filme e disponibilizar uma gama de produtos para toda a família. Torço para que pelo menos os afro-empreendedores surfem nessa onda que só começou.
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