“Quando LeBron James subiu em um dos maiores palcos do mundo e no dia seguinte tinha a palavra crioulo pichada no seu muro, o que você diz para as suas crianças? Que não importa o quanto você conquista coisas na vida, você continua sendo só um crioulo? ” . Essa foi a provocação da atriz americana Gabrielle Union, em entrevista ao portal The Root.
Notícias Relacionadas
7 em cada 10 meninos negros querem aprender como tratar meninas e mulheres com respeito, diz pesquisa
Tina Knowles anuncia livro de memórias e Beyoncé faz pedido inusitado: "Não revele muito, mãe fofoqueira"
Durante a o bate-papo a atriz de 45 anos, é bem sincera sobre sobre como funciona o racismo nos EUA. Para ela, muitos acham que celebridades não vivem situações de racismo, machismo ou homofobia.
Union, que sofreu sucessivos abortos, ama ser mãe dos filhos do seu marido o jogador de basquete Dwyane Wade e a questão racial é sempre assunto entre eles.
“Quando você olha para essas crianças que têm sido criadas acreditando que o caráter das pessoas é o que mais importa, temos que ensinar, que elas não podem agir como seus amiguinhos, que respondem para os professores ou autoridades. Você não tem o luxo de andar nas ruas de lugares badalados, sem estar sempre alerta, porque seus vizinhos podem te matar e não serem responsabilizados, usando a desculpa de que estavam se sentindo ameaçados pelo seu corpo negro desarmado”.
A atriz diz que o racismo se faz presente entre negros ricos, quando na escola seus filhos são a minoria. Mães negras, na visão dela, nunca dormem bem quando seus filhos estão fora de casa porque “a nossa negritude tem sido demonizada, tornada como fonte de ameaça e inferiorizada.”
“É impossível ser negro e se valorizar, se glamorizar sem ter experimentado os -ismos-, isso não é real”, finaliza a atriz.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo