Dermatologia + Inclusiva: Conheça o programa pioneiro do Grupo L’Oréal no Brasil que prevê ações para tornar a dermatologia mais inclusiva

O programa “Dermatologia + Inclusiva” busca fomentar a ciência e o conhecimento sobre pele, couro & fibra capilar de pessoas negras

 

Desenvolver soluções em produtos para peles diversas é uma demanda de mercado que sempre existiu, mas que tem recebido atenção midiática e de marcas há pouco tempo. Durante um evento no dia 14 de novembro no Rio de Janeiro realizado pelo grupo L’Oréal no Brasil e pela divisão L’Oréal Beleza Dermatológica, que detém as marcas La Roche-Posay, Vichy, Skinceuticals e Cerave, o grupo divulgou o lançamento do programa “Dermatologia + Inclusiva”, que vai fomentar e premiar pesquisas que tratam sobre a pele, couro & fibra capilar de pessoas negras. Além disso, a L’Oréal Beleza Dermatológica anunciou a parceria com a Skin of Color Society (SOCS), uma organização profissional internacional que promove a conscientização e a excelência na dermatologia de peles e cabelos de pessoas não brancas por meio de pesquisa, educação, orientação e Advocacy.

Um dos objetivos destacados pela equipe da L’Oréal Beleza Dermatológica para o lançamento do edital, que começará a receber inscrições em março de 2024,  é impulsionar a pesquisa científica realizada por brasileiros e para brasileiros – considerando que, no nosso país, 44%* dos dermatologistas se sentem parcialmente ou pouco preparados para diagnosticar e tratar todos os tipos e tons de pele e cabelos*.

O edital vai premiar os especialistas contemplados com um valor total de R$200 mil que será dividido em quatro prêmios individuais de R$ 50 mil para pesquisas que tratam pele, couro & fibra capilar de pessoas negras em 4 territórios: fotoproteção/hiperpigmentação, acne, barreira da pele e couro & fibra capilar.

Para a médica dermatologista, clínica pediátrica e membro da Skin of Color Society, Eliana Chagas, convidada para participar do lançamento, o edital é fundamental. “Eu acredito que esse programa de dermatologia inclusiva vem para coroar todo um momento que a comunidade negra está vivendo, da busca pela melhoria, a busca pela, de fato, inclusão.  Eu acho que isso é fundamental para uma nova era que está vindo aí com toda certeza”, disse.

O evento também contou com um tour pela ‘Pequena África’, na zona portuária da capital fluminense, orientado pelo historiador Flávio Cardoso. Os médicos dermatologistas participantes, vindos de diferentes estados do país, tiveram conversas fundamentais sobre a diversidade da pele dos brasileiros e compartilharam aprendizados sobre os cuidados para manter-se saudável.

“No Programa Dermatologia + Inclusiva, estamos empenhados em ampliar a discussão e o aprofundamento da pauta de diversidade, equidade e inclusão na dermatologia, especialmente para a população negra brasileira e suas condições de pele e cabelo”,  afirmou Eduardo Paiva, Head de Comunicação, Diversidade, Equidade e Inclusão, e Sustentabilidade da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica na L’Oréal Brasil. 

“E é com muito prazer que a gente está cada vez mais considerando a população preta e parda, conversando com mulheres pretas e pardas nas nossas pesquisas de mercado, identificando necessidades de pele, de cabelo, questões culturais que a gente precisa desmistificar e cada vez mais endereçar, desde a criação de produtos até as comunicações das nossas marcas e produtos. pra gente atender essa parte tão significativa”, destacou Cláudia Brito, gerente de Consumer Insights da Loreal.

“O Programa Dermatologia mais Inclusiva nos ajudará a alcançar esses resultados. Além disso, temos orgulho de apoiar a missão da Skin of Color Society e dos dermatologistas dedicados que trabalham para melhorar a vida das pessoas com pele e cabelos negros. Estamos otimistas quanto ao impacto deste programa no campo da dermatologia e ansiosos por ver os seus resultados”, afirmou Nathalia Harnam, Head de Comunicação Científica da L’Oréal Beleza Dermatológica

*Pesquisa Diversidade & Inclusão na Dermatologia (435 médicos dermatologistas respondentes membros da SBD)

Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre L’Oréal e site Mundo Negro.

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