O que o sr. Calvin Cordozar Broadus, Jr. pode ajudar com dicas para a sua carreira

*Por Viviane Elias Moreira

Que criamos uma categoria de celebridades corporativas já não é novidade para ninguém. Todos temos os nossos ídolos corporativos, com as suas histórias de superação e contribuições positivas ou não na mentalidade de como os tomadores de decisão nas empresas moldam os seus vieses, além da produção das toneladas de frase de efeito que se propagam nos diversos ‘ppts’ de grandes eventos executivos no país.

A partir de 2020, as celebridades corporativas ganharam novos pares: as celebridades do mundo das artes chegaram nos CNPJs, ocupando principalmente posições estratégicas e em conselhos. Ponto importante: não irei tratar deste tema nesta coluna, visto que o assunto já gerou reações o suficiente em redes sociais (likes, cancelamentos e o pacote do quem-me- conhece-sabe). O que quero apresentar para vocês é um outro ponto de vista: já que os V.I.P.S já estão entre nós do corporativo e com sorte até encontramos alguns nos corredores, porque não entender a jornada deles com outro olhar e analisar o que as celebridades das artes podem colaborar com a nossa carreira?

Esta reflexão nasceu, há alguns anos, quando no meio de uma reunião estratégica um dos participantes soltou a seguinte frase: O que o Bono faria nesta situação? A minha reação inicial foi o sorriso e pensei: de onde ele tirou o Bono no meio da reunião? Os demais participantes se entreolharam e repetiram: é mesmo, o que ele faria? Fui pesquisar e descobri que o cara é um dos executivos mais inspiradores para negócios de propósito pelo mundo.

A partir daí, continuei minhas pesquisas, mas com olhar para as celebs negras, e achei o óbvio: Bey, Jay.z, Diddy, Dr.Dre, Rihanna, Oprah…Mas um desses nomes me chamou a atenção: o sr. Calvin Cordozar Broadus, Jr. Sim ele, também conhecido como Snoop Dogg ou Snoop Doggy Dogg ou Snoop Lion ou se você preferir Snoopzilla. O cara é multidisciplinaridade até no nome! Eu já curtia o som do cara, mas este outro olhar corporativo dele, me deu alguns pontos de vista que gostaria de compartilhar com vocês:

Marketing pessoal: ele é excelente neste ponto e leva a regra quem não é visto não é lembrado mega a sério. O marketing pessoal dele é segmentado por público-alvo, que vai desde comerciais de TV para marcas de refrigerantes até comerciais de isqueiro (que cá entre nós, ele e a Martha Stewart estão demais nesta campanha), até a presença nas mais diversas redes sociais. Ele explora o seu principal “hobby” muitas vezes de uma forma leve e cômica. #OQueAprendicomSnoop: segmente o seu público alvo para transmitir a sua mensagem de forma assertiva para a sua construção de marca pessoal, como por exemplo, líderes com mix de gerações em suas equipes podem ser mais assertivos entendendo para quem e como esta mensagem será transmitida.

Carreira multifacetada: ele fez filmes, fez séries, desenhos animados, continua cantando e tem até um livro de culinária publicado. O cara surgiu pelo Gangsta rap, mas navega pelo jazz, blues, reggae e já até gravou o Frank Sinatra. Ele lançou um linha de cafés premium, Leaves By Snoop que é uma linha de produtos de cannabis e um canal de mídia digital, que se concentra em notícias sobre a cannabis, são exemplos do seu viés empreendedor (podemos sugestionar aqui que ele conhece bem o mercado que ele empreende). Segundo o portal de notícias UOL, em 2022, época que participou de um dos melhores shows que o Super Bowl já teve, a sua fortuna era estimada em US$ 150 milhões*. #OQueAprendicomSnoop: toda carreira tem que ter o seu plano B e dá para construir o seu plano B enquanto executa o seu plano A. Visão holística do mercado é importante e para impulsioná-la, vale a pena pesquisar, entender e, se viável para o seu momento de vida, experimentar outros segmentos, outros setores e áreas. O famoso recalculando a rota, mas de forma segura e direcionada. O risco é mitigado quando não se faz por impulso, mas por intencionalidade e com planejamento claro sobre o que você está buscando para o seu futuro.

Orgulho de ser quem ele é: ele não esquece suas origens e o orgulho de ostentar a potencialidade da beleza negra nos lugares que ele passa, um estilo único. O cara é família e o seu reality mostrou isso. Sua autoestima é inquestionável (ninguém jamais vai esquecer o discurso dele agradecendo a ele mesmo quando ganhou a estrela na Calçada da Fama). Uma das suas frases mais potentes: “Você tem sempre que voltar atrás no tempo se quiser seguir em frente”. #OQueAprendicomSnoop: lembre-se sempre quem você é, de onde você veio, para onde você foi e o que está na base desta sua construção contribuindo para sua atual carreira ou para seus sonhos futuros. Lembre-se da importância de quem você ama em sua jornada, sejam eles sua família, amigos ou aliados, mas não se esqueça nunca de se orgulhar do que VOCÊ construiu até agora.

Importante ressaltar que não estou romantizando a história e mascarando os “erros” e desvios legais do Snoop. Ele teve a sua construção moldada pelo ecossistema e vivências de um homem negro nascido nos EUA em 1971. O juízo de valor aqui não pode ser pessoal e até isso aprendi com Snoop: aceitar que seus erros e suas vulnerabilidades são parte da sua construção.

Fonte: *https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/02/13/dr-dre-tem-r-26-bilhoes-qual-a-fortuna-de-quem-cantou-no-super-bowl.htm?cmpid=copiaecola

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