Em um evento marcante realizado no dia 15 de setembro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, três entidades brasileiras, o Pacto Global da ONU no Brasil, o Movimento Pela Equidade Racial (MOVER) e o Pacto de Promoção de Equidade Racial, anunciaram uma aliança sem precedentes com o objetivo de promover a equidade racial no ambiente corporativo.
O SDGs in Brazil (Metas de Desenvolvimento Sustentável no Brasil), que reuniu mais de 300 líderes de grandes empresas, representantes do governo e da sociedade civil, tem como objetivo debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de iniciativas das empresas, além de discutir temas relacionados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança. A carta de compromisso foi assinada durante o evento promovido pelo Pacto Global no Delegates Dining Room.
“Firmamos o compromisso público de cooperação, um protocolo de apoio institucional entre o Pacto Global da ONU no Brasil, através da iniciativa “Movimento Raça é Prioridade”, o MOVER (Movimento Pela Equidade Racial) e o Pacto de Promoção da Equidade Racial, para fortalecer a pauta da equidade racial no mercado corporativo e fora dele”, destacou o MOVER em uma publicação nas redes sociais.
A desigualdade racial no Brasil tem sido uma questão persistente, com pessoas negras enfrentando desafios desproporcionais em relação ao acesso ao emprego e representatividade em cargas de liderança. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas negras representam a maioria entre os mais pobres e têm a maior taxa de desemprego no país. Apenas 29,5% das cargas gerenciais das empresas são ocupadas por pessoas negras, em contraste com 69% por pessoas brancas.
“É uma responsabilidade de todos os setores da sociedade buscar a equidade racial, porém, as empresas têm um papel crucial nesta transformação. Só com uma liderança diversa é que veremos a mudança real acontece nas equipes, nos resultados de negócio e nas relações mercadológicas como um todo. O Pacto dos Pactos reforça este dever, chamando as instituições também para a ação”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
O Pacto Global da ONU no Brasil, uma das maiores redes locais do mundo com mais de 1,9 mil organizações participantes, uniu forças com o MOVER, composto por 49 empresas de diversos setores, e o Pacto de Promoção de Equidade Racial, que conta com 55 empresas signatárias. Esta aliança histórica visa promover mudanças palpáveis no ambiente corporativo brasileiro e na sociedade em geral.