“Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade”, diz Aline Midlej da GloboNews

0
“Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade”, diz Aline Midlej da GloboNews
Foto: Fábio Rocha/ Globo

Para marcar a importância do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a GloboNews realiza de 16 a 21 de maio, semana em que a data é celebrada, a terceira edição do Festival #ConverseComOutrasIdeias, que promove a troca de ideias e manifestações plurais de pensamento em mesas de debates. Preta Gil e Karol Conká estão entre os artistas, personalidades e especialistas que vão se reunir para discutir temas diversos, como pluralidade e desigualdade, bem-estar e saúde mental, meio ambiente e sustentabilidade, novas relações de trabalho, novas tecnologias e economia do cuidado.      

Mediado pela jornalista Aline Midlej, o evento acontece no formato de um podcast filmado. Serão seis encontros virtuais, com um tema por dia, com duração de até uma hora, das 19h às 20h, e dois a três convidados por dia, além de atrações musicais de diferentes estilos e regiões do país, reforçando a pluralidade através da arte. O Festival será transmitido ao vivo nos perfis oficiais da GloboNews nas redes sociais, no G1 e na página da Globo no Linkedin. 

Notícias Relacionadas


Em entrevista ao Site Mundo Negro, a Aline explicou como a diversidade contribui para o desenvolvimento para além das mesmas oportunidades: “proporcionar oportunidades iguais, sem dúvida, compõe a construção e o resultado de uma sociedade diversa. Mas a diversidade também possibilita a ampliação de repertórios e visões de mundo, nos torna mais humanos, interessantes e colaborativos. Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade que realmente nos cerca. Traz prosperidade em muitas formas e para todos”.

Para quem acredita que quanto mais diversidade, maior o conflito, a jornalista não enxerga isso de uma forma negativa: “o conflito, o embate, podem ser uma parte do caminho, mas nunca o fim, o resultado de mais diversidade. E não necessariamente o conflito é ruim, aliás, uma democracia saudável pressupõe o debate como uma dinâmica social. Agora, depende do tom, do timbre, das palavras escolhidas, e isso é medido pela nossa disposição de cada um, para escuta, para percepção do outro. Precisamos refletir sobre estar aberto para ver o mundo por uma lupa diferente da nossa e ter a clareza de que isso é muito bom. Agrega sentido”.

A diversidade em um telejornal influencia inclusive nas escolhas dos conteúdos a serem apresentados. “Naturalmente, tendo uma âncora com meu perfil, minha personalidade e trajetória, temos um Jornal das Dez que olha o dia e as notícias de uma forma a ter sempre o cuidado com a curadoria. Uma seleção de assuntos que converse o máximo possível com o Brasil real. E não só a curadoria, mas a forma como você conta e aprofunda o assunto. Isso vale para tudo. Da cobertura política a de desastres naturais, acredito que precisamos trazer a perspectiva humana e do interesse público em tudo”.

O Festival

Saúde mental, bem-estar, liberdade de expressão e cancelamento estão entre os temas que serão discutidos na estreia, nesta segunda-feira 16, pela cantora e ex-BBB Karol Conká e pela YouTuber e drag queen Rita Von Hunty. Quais os parâmetros para a manutenção de uma discussão pública sadia? Todo mundo pode falar o que quiser? Além de participar da conversa, Karol Conká também se apresenta como a atração musical deste dia.    

As cantoras Preta Gil, Raquel Virgínia, Lila e Kaê Guajajara também participarão do evento. Entre os demais convidados estão o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; a jornalista Cora Rónai; a diretora de criação e conteúdo da Globo, Samantha Almeida; a desembargadora aposentada e ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; a líder indígena e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena, Txai Suruí; o Head de Marketing da Trace Brasil, Ad Júnior; o cozinheiro e produtor cultural, Felipe Ribenboim; a professora e autora, Carla Akotirene; a jornalista e diretora da ONG Thank Olga, Maíra Liguori; o editor de tecnologia e inovação da Forbes Brasil e Head de Conteúdo da MMA Latam, Luis Gustavo Pacete; e o músico e ator, André Abujamra.   

A terceira edição do Festival #ConverseComOutrasIdeias dialoga com novas tecnologias e usa recursos inovadores. A captação do evento será feita por quatro câmeras, todas operadas remotamente, e uma câmera gamer, controlada por aplicativo de celular, que permite uma imersão, deixando o público mais próximo dos convidados. O estúdio é todo iluminado com Led, reduzindo pela metade o consumo de energia.   

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display