No dia 21 de fevereiro será lançado, pela Edições Sesc em formato digital, o livro Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Redes Digitais. A obra, que é parte da pesquisa de doutorado de Tarcízio Silva, tem como objetivo colaborar com a reflexão crítica a respeito dos danos algorítmicos recorrentes na sociedade. “O livro foi pensado para um público amplo, qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre as controvérsias e reações ao racismo algorítmico”, diz Tarcízio. “Buscamos uma linguagem acessível para debater temas difíceis como os diversos casos em torno do mundo. Acredito também que o livro pode motivar graduandes a expandir ainda mais o debate através de investigações inéditas e locais.”
Com leitura acessível para não especialistas, o livro dialoga com intelectuais do passado e do presente e mostra como as manifestações de racismo algorítmico são ecos do racismo estrutural que ocorre desde antes do contexto digital. Para Tarcízio Silva, o escrito foi desenvolvido a partir de uma curadoria de conhecimento de vários campos do saber e sua expectativa é que o livro se torne uma introdução robusta para diversos públicos.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Autores premiados Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório lideram Clube de Leitura CCBB 2024 no mês da Consciência Negra
“Um dos casos que ilustra a dificuldade em combater o racismo algorítmico é o caso da chatbot Zo”, explica o pesquisador. “O sistema foi lançado pela Microsoft meses depois do escândalo mais vulgar de racismo algorítmico, a chatbot Tay que disseminou tweets racistas, nazistas e xenófobos poucas horas depois de lançada. O livro discute também como a nova chatbot da Microsoft apresentou uma forma mais sutil de racismo: foi simplesmente programada para evitar temas difíceis ou empatia a grupos minorizados. Ou seja, evitar certos temas protegia a empresa, mas limitava a experiência de minorias“, finaliza.
Disponível para pré-venda recentemente, a obra é a sexta publicação da Coleção Democracia Digital organizada pelo Professor Sérgio Amadeu da Silveira. O acesso à coletânea – que discute como as mudanças tecnológicas afetam as democracias – pode ser realizado nas principais plataformas digitais ou apps de leitura para celulares.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil