No dia 21 de fevereiro será lançado, pela Edições Sesc em formato digital, o livro Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Redes Digitais. A obra, que é parte da pesquisa de doutorado de Tarcízio Silva, tem como objetivo colaborar com a reflexão crítica a respeito dos danos algorítmicos recorrentes na sociedade. “O livro foi pensado para um público amplo, qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre as controvérsias e reações ao racismo algorítmico”, diz Tarcízio. “Buscamos uma linguagem acessível para debater temas difíceis como os diversos casos em torno do mundo. Acredito também que o livro pode motivar graduandes a expandir ainda mais o debate através de investigações inéditas e locais.”

Com leitura acessível para não especialistas, o livro dialoga com intelectuais do passado e do presente e mostra como as manifestações de racismo algorítmico são ecos do racismo estrutural que ocorre desde antes do contexto digital. Para Tarcízio Silva, o escrito foi desenvolvido a partir de uma curadoria de conhecimento de vários campos do saber e sua expectativa é que o livro se torne uma introdução robusta para diversos públicos.

“Um dos casos que ilustra a dificuldade em combater o racismo algorítmico é o caso da chatbot Zo”, explica o pesquisador. “O sistema foi lançado pela Microsoft meses depois do escândalo mais vulgar de racismo algorítmico, a chatbot Tay que disseminou tweets racistas, nazistas e xenófobos poucas horas depois de lançada. O livro discute também como a nova chatbot da Microsoft apresentou uma forma mais sutil de racismo: foi simplesmente programada para evitar temas difíceis ou empatia a grupos minorizados. Ou seja, evitar certos temas protegia a empresa, mas limitava a experiência de minorias“, finaliza.

Disponível para pré-venda recentemente, a obra é a sexta publicação da Coleção Democracia Digital organizada pelo Professor Sérgio Amadeu da Silveira. O acesso à coletânea – que discute como as mudanças tecnológicas afetam as democracias – pode ser realizado nas principais plataformas digitais ou apps de leitura para celulares.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments