Jovem de 16 anos conquista três bolsas internacionais e sonha em ser artista

0
Jovem de 16 anos conquista três bolsas internacionais e sonha em ser artista
Isabela Carvalho, estudante ganha três bolsas internacionais / Imagem: Arquivo pessoal

O mundo parece pequeno para a jovem Isabela Carvalho, no último ano a menina teve três conquistas internacionais, ainda cursando o segundo ano do ensino médio. Mas, aos 16 anos, a adolescente oriunda da periferia da Zona Leste de São Paulo, estudante de ETEC (Escola Técnica Estadual), possui uma história parecida com a de muitos dos nossos: pai alcoólatra e violento, deixando a mãe num papel solo.  Em meio a guerra,  encontrou refúgio no estudo da língua espanhola e nas artes. Aos 9, de forma autodidata, aprendeu com a novela musical infantil a falar Espanhol e a cantar. Mas, naturalmente, não se viu muito representada, por isso, afirma que deseja trabalhar com o mercado estadunidense, a fim de garantir um pouco de representatividade. “Lá (EUA) não tem muitos negros ou latinos e isso me entristece. É como se pessoas como nós não chegassem até lá, mesmo sendo talentosas. Foi muito difícil encontrar uma mulher que fosse como eu! (…) Eu não sou Isabela sem música e minhas raízes. A arte me impulsionou a sonhar!”, desabafa a estudante. 

O impossível sempre é possível, desde que seja feito com muito amor e dedicação

Notícias Relacionadas


Isabela sonha em ser artista / Imagem: Arquivo pessoal

Quando questionada sobre seu sonho, a jovem afirma: “O meu maior sonho é seguir a carreira na área de Artes. Sou apaixonada pela música latina e adoraria trabalhar com isso.. Quero trabalhar, também, com a atuação”. E, mesmo com pouca idade, conseguiu alcançar grandes oportunidades. Por meio de uma redação, foi selecionada para três bolsas: Na Academia de Liderança da América Latina (LALA); bolsa de duas semanas para estudar espanhol em Valladolid, Espanha, pela Fundación de La Lengua e, por fim, uma bolsa do programa pré-universitário de cinema da Northwestern University, no qual desenvolveu roteiro e atuou em um curta-metragem. Quanto à expectativa da viagem a Espanha, Isabela diz “estou ansiosa! Ainda não caiu a ficha, ainda não acredito que, em alguns meses, conhecerei a Espanha, um lugar que sempre quis ir. A possibilidade de vivenciar a cultura local é o que mais me anima”, diz, eufórica. 

Carta de admissão ao programa pré-universitário da Northwestern University / Arquivo Pessoal

Além disso, a jovem atua em projetos sociais como embaixadora do Construindo O Futuro – organização que engaja adolescentes em prol do desenvolvimento sustentável, bem como trabalhos voluntários. E, para seguir surpreendendo, Isabela criou um app de rede de apoio a pacientes com câncer, e este foi submetido à competição internacional Technovation Girls. Muitos momentos para uma pequena menina. Quando perguntada acerca da pressão que sentia, respondeu: “Sabia desde o começo que não seria fácil. O caminho até aqui foi marcado por insistências mas, também, por insegurança e medo. Não me senti pressionada porque sempre fui muito decidida, pois fiz tudo isso por amor – apesar de me sentir, por vezes, exausta. A sensação é de pura felicidade e alegria. Vejo que posso ser inspiração para outros jovens”, conclui. E, em relação a essa inspiração para a juventude, Isabela deixa seu recado: “Não deixem que ninguém diga o que vocês podem ou não fazer. Se vocês têm um sonho, acreditem nele e lutem por ele até o final. Muitos vão duvidar da sua capacidade, e até achar que vocês estão ficando loucos. Mas vocês sabem da sua vontade, da sua verdade. Não sejam apenas sonhadores, mas também realizadores. Façam o objetivo de vocês acontecer, e voltem para incentivar e ajudar jovens assim como vocês. O impossível sempre é possível, desde que seja feito com muito amor e dedicação.”, finaliza Isabela Carvalho. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display