Nesta sexta-feira (23) ocorre gratuita e virtualmente o “Black Spring” do Afropunk a maior plataforma de cultura negra do mundo e já teve edições anuais em Nova Iorque, Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo neste ano terá a presença de artistas Seu Jorge, Jup do Bairro, Black Pantera e Luedji Luna;
Após as apresentações do Black Spring, acontece o evento Tiny Desk meets AFROPUNK, primeira parceria do festival com a plataforma NPR Music’s Tiny Desk
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Neste ano, assim como em 2020, as edições acontecerão com uma estreia virtual no dia 23 de abril celebrando o “Black Spring” inspirado em novos começos e na mudança de estação nos EUA.
“À medida que o mundo e as comunidades Negras em todo o globo começam a se recuperar de um ano de revolta massiva, estamos avançando para criar espaços de libertação e celebração Negra. Os eventos do ano passado trouxeram conversas sobre experiências negras diferenciadas e variadas em toda a diáspora. Olhando em direção ao sol, esperamos que este festival seja uma releitura da unidade negra e aproveite a oportunidade para celebrar nossos muitos parentes afro-latinos, afro-caribenhos e afro-descendentes”, explica Tina Ferris, produtora artística do AFROPUNK.
Na programação de shows que se inicia às 13h (horário de Brasília), estão o cantor Seu Jorge, a cantora Jup do Bairro e a banda Black Pantera representando o Brasil e marcando, definitivamente, a incorporação do Brasil no evento global.
Completam o lineup a rapper Rico Nasty e a banda Seafoam Walls dos Estados Unidos; o grupo ChocQuibTown e o duo Dawer x Damper da Colômbia; e o artista jamaicano Projexx. A chef e atriz da série ‘She’s Gotta Have It’, Santana Caress Benitez será a apresentadora da noite.
Outra novidade é que o Brasil marcará presença também na segunda edição do Planet AFROPUNK, a edição de 2020 contou com a curadoria de Larissa Luz e direção criativa de Bruno Zambelli.
Em breve o festival anunciará as novas datas.
O AFROPUNK Black Spring acontecerá nos canais do AFROPUNK no Facebook e Youtube e na plataforma Afropunk (acesso gratuito).
Confira Afropunk para mais informações e atualizações sobre esse evento único, nele também o público poderá fazer a inscrição 100% gratuita.
Programação
AFROPUNK Black Spring
Data: 23 de abril de 2021
Horário: A partir das 13h
Nos canais do AFROPUNK no Facebook e Youtube e na plataforma Afropunk (acesso gratuito).
Atrações:
• Seu Jorge (Brasil)
• Jup do Bairro (Brasil)
• Black Pantera (Brasil)
• Rico Nasty (EUA)
• Seafoam Walls (EUA)
• ChocQuibTown (Colômbia)
• Dawer x Damper (Colômbia)
• Projexx (Jamaica)
• Host: Santana Caress Benitez
Tiny Desk meets AFROPUNK
Data: 23 de abril de 2021
Horário: A partir das 16h
Onde: no site npr.org/music e no canal oficial do Tiny Desk do YouTube
Atrações:
• Luedji Luna (Brasil)
• Nenny (Portugal)
• Calma Carmona (Porto Rico)
• Chocquibtown (Colômbia)
• Host: Gitoo @gitoo_thoo
Sobre o AFROPUNK:
O AFROPUNK é uma celebração de diversas expressões negras da diáspora africana imersa em atitude e ativismo de resistência. Trata-se de um ethos punk fundamental para a libertação negra — nossa liberdade de existência e igualdade global.
Nossa missão é construir comunidade, diálogo e consciência. Nós inundamos nossa comunidade de jovens afro das gerações Y e Z que se sentem oprimidos, marginalizados e excluídos por sistemas, estruturas e ideologia social de supremacia branca, patriarcado heteronormativo e colonização com criatividade,
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana