Cantora lançou o primeiro single de 2021 em homenagem a quilombo sergipano
A cantora sergipana Jaque Barroso, dona de uma das vozes mais autênticas da música brasileira atual, acaba de lançar seu primeiro single de 2021. Batizada de “Banho de Quilombo”, a música traz fortes elementos da cultura do quilombo da Mussuca, em Laranjeiras, Sergipe, misturado com as batidas eletrônicas do dub e do Drum N’ Bass, entre outras referências.
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
“Samba de Coco, Samba de Pareia, São Gonçalo, Cacumbi, Taieiras, Reisado, Chegança, Lambe-Sujo, Caboclinhos”. É enumerando as muitas expressões da música e cultura popular da Mussuca e de Laranjeiras, que Jaque nos introduz ao no mundo multicolorido da cultura negra sergipana, que é a sua origem.
“Minha família é de Laranjeiras, e eu cresci participando dos encontros de cultura e das tradições da Mussuca. Quando eu comecei a compor, esse repertório cultural e esse legado ancestral já estava na minha mente”, relembra.
“Banho de Quilombo” tem também um videoclipe a ser lançado no próximo dia 30 de março, todo ambientado no quilombo da Mussuca. “Não vou contar mais detalhes para não perder a graça, mas quero todo mundo de olho no dia 30”, ri.
O single faz parte do disco ‘Descalça Entre Mundos’, com lançamento previsto para junho deste ano. “Esses mundos são o mundo da minha ancestralidade e esse mundo que a gente vive aqui. O mundo da cultura popular e da música eletrônica, estes mundos nos quais eu transito e que fazem parte de mim”, explica a cantora.
Ouça “Banho de Quilombo”:
Notícias Recentes
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP