Em um ano tão problemático para a comunidade negra, marcado pelas manifestações e luta do movimento negro percebemos que pouca coisa mudou, e ainda ficamos de fora das grandes homenagens. O Prêmio Contigo que por muito tempo foi considerado o Oscar da TV brasileira divulgou a lista de indicados do ano de 2020 que tem o total de 9 pessoas negras
A redação da Contigo ao longo do último mês trabalhou na listagem de 5 pessoas ou programas de TV para cada uma das 28 categorias que serão premiadas, são no total, 20 categorias envolvendo premiações diretamente a pessoas, 100 pessoas foram indicadas e 10 são pretas.
Notícias Relacionadas
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
Confira a lista de pessoas negras indicadas e suas categorias:
1 -Iza foi indicada na categoria de Melhor Cantora
2-Thiaguinho indicado na categoria de Melhor Cantor
3- Jéssica Ellen indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante
3 – Agnes Nunes na categoria Revelação Musical
4-Taís Araújo indicada na categoria Atriz de novela
5 – Lázaro Ramos indicado na categoria de Ator de Série
6 – Maju Coutinho na categoria de Âncora de Telejornalismo
7 – Roberta Rodrigues indicada na categoria de Atriz Coadjuvante
8 – Taís Araújo indicada na categoria Atriz de série
9 – Ludmilla indicada na categoria Melhor Cantora
10- Any Gabrielly indicada na categoria Revelação Musical
É claro, consideraremos a baixíssima representatividade de pessoas negras na televisão brasileira, o que é a problemática central, mas, além disso, muitos nomes de artistas e influenciadores negros nem sequer foram considerados pela redação da premiação que trabalhou em torno de um mês para selecionar uma lista 90% branca.
Abaixo listamos alguns artistas e influenciadores que marcaram o ano de 2020 e foram bem recebidos pelo público:
O ator mirim
Pedro Guilherme, que emocionou o telespectador por diversas vezes em suas cenas com a Atriz Taís Araújo
TikToker do Ano
A influenciadora Camilla De Lucas que animou a quarentena dos brasileiros com os seus vídeos super originais e cômicos .
Atriz Revelação
A atriz e rapper Gabz que atuou em Malhação “Toda Forma de Amar” e protagonizou uma das cenas da novela que mais repercutiu
https://globoplay.globo.com/v/8050380/
Ator de Novela/Ator de série
O ator David Junior, que interpretou Ramon Bernardes em “Bom Sucesso” e Mauro em “Sob Pressão” e teve vários momentos inspiradores em ambas tramas, na novela das 7 as cenas do ator com a filha foi muito comentada nas redes sociais, e o papel de chefe da equipe em “Sob pressão” é de arrepiar e isso foi comprovado somente em 2 episódios especiais
Atriz Coadjuvante
Erika Januza que deu vida a tenista Marisa na novela “Amor de Mãe” e levou muita emoção ao público com as reviravoltas da sua personagem que enfrentou muitas dificuldades na busca por um sonho.
Atriz de Série
A atriz Paty de Jesus da série “Coisa Mais Linda” nos proporcionou um dos melhores diálogos sobre ser mãe solo, preta e periférica no Brasil, e na segunda temporada da trama a atriz se entregou com a mesma dedicação enquanto enfrentava o puerpério.
Melhor Cantor
O rapper Djonga, que fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ser indicado à Premiação Americana de Rap no ano de 2020.
Casal do Ano
Taís Araújo e Lázaro Ramos, que durante o ano postam seus sutis momentos de amor e cuidado e dão um belo exemplo da leveza que traz um amor preto.
E poderíamos citar muitos outros artistas, influenciadores e profissionais… Em um país em que somos a maioria da população como é possível a comunidade negra ser sempre minoria em grandes momentos? Como afirmou a jornalista Maju Coutinho, “Somos ótimos em outras coisas também”, então por que somos lembrados somente quando o assunto é racismo? Queremos ser capa de revista, queremos ser referência, e receber grandes prêmios e homenagens.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil