Dois projetos gratuitos e on-line trazem como foco o cuidado com a saúde mental e o mercado de trabalho neste Mês da Consciência Negra. O primeiro deles é o “Afrolab para Elas – Mentorias”, criado para apoiar negócios de mulheres pretas e indígenas do Brasil, com metodologia exclusiva da Feira Preta e do Facebook, através do programa #ElaFazHistoria. Nele, serão oferecidas aulas gratuitas durante cerca de 4 meses com orientações diversas.
“A aula inaugural será no simbólico dia 20/11, Dia da Consciência Negra, durante o lançamento do Festival Feira Preta. O Afrolab para Elas já conta com 300 mulheres inscritas que vão receber dicas de como impulsionar seus negócios.”, explica a psicóloga Beatriz Moura, que vai atender 100 inscritas nesse curso, além de oferecer suporte psicológico voltado para o auto-conhecimento, criatividade e inventividade.
Já no projeto “Empreenda 50+”, que já está na segunda edição, empreendedoras acima dos 50 anos fazem terapia e mentoria, além de cuidar da Saúde Mental. “O objetivo desse projeto é fazer com que essas mulheres, acima de 50, encontrem sua motivação, autoestima, qualidade de vida e atividade que lhe traga realização pessoal e profissional”, afirma a psicóloga. O Empreenda 50+ é organizado pela Semente Oré em conjunto com a Top Trends.
Em comum, ambas as iniciativas trazem como proposta a saúde e a reinvenção da rotina em tempos de pandemia.