A gente aprendeu na escola que a senzala era onde negros escravizados viviam nas fazendas e terras dos seus donos. Porém hoje no Twitter, o ex presidente Lula disse que ele também veio de lá, e foi o único a sair desse espaço e chegar na casa grande.
“Eu fui o único peão da senzala a chegar na casa grande. E o que nós fizemos foi estabelecer direitos para quem não tinha. Eu quando vejo um filho de pedreiro entrando na universidade penso que valeu a pena.”
Notícias Relacionadas
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Eu fui o único peão da senzala a chegar na casa grande. E o que nós fizemos foi estabelecer direitos para quem não tinha. Eu quando vejo um filho de pedreiro entrando na universidade penso que valeu a pena.
— Lula (@LulaOficial) May 27, 2020
Ela ainda seguiu atacando um grupo, que ele acredita não pertencer: a elite branca.
Parece que Lula confundiu senzala com alguma outra coisa, o que é muito desonesto com quem descende de pessoas que realmente viveram lá e sofrem com as consequências até hoje. E aí que criamos a confusão de quem ser pobre branco e negro é tudo a mesma coisa.
Pessoas essas, com uma aparência bem diferente a do Lula, que se fosse negro, talvez nem tivesse sido eleito presidente do Brasil.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo