Quando descobrimos que vamos nos tornar mães, além da ansiedade natural com os preparativos para a chegada das crianças, também vem vários questionamentos para criar e educar uma criança preta. A roupa que vai usar, o livro que vai ler, toda a cultura negra que queremos que os nossos filhos consumam desde pequeno para se tornarem adultos com mais autoestima e confiança do que a nossa geração.
Pensando nisso, selecionamos sete perfis de mães pretas, que nos ajudam nessa a construir e fortalecer essa relação. Confira:
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
1 – Andressa Reis
A influencer digital Andressa Reis compartilha o cotidiano de uma mãe preta de 3 filhos, incluindo de um anjo. Com alguns vídeos engraçados e outros mais sensíveis, sobre o apoio ao aleitamento materno, a criação com apego, a desigualdade de gênero nos cuidados com as crianças, a preocupação com o racismo contra as crianças, luta contra a pressão estética pós-parto, e afins.
Andressa também lançou um livro infantil “Da cor que eu sou”, para combater o racismo entre as crianças.
2 – Gabi DePretas
A youtuber e ativista Gabi DePretas adotou sozinha duas crianças, um menino de 9 anos e uma menina de 4. Ela prefere não compartilhar a imagem das crianças nas redes sociais, mas relata experiências da maternidade solo, das vivências com as crianças, sobre a negritude ensinada. Muito inspirador às mulheres negras que desejam adotar.
3 – Tia Má
A jornalista Tia Má compartilha o dia a dia da sua família, com uma filho adolescente e uma bebê de um ano e o marido. São fotos de aniversário, encontros, o passo a passo da evolução da pequena e sobre ser uma mãe de um adulto. Fora o looks inspiradores e as bonecas pretas maravilhosas da criança.
4 – Maternidade Sapatão
Aline Brito e Alessandra Ayabá compartilham diariamente a vivência de mães pretas, lésbicas e periféricas de gêmeos. Elas geraram os filhos por meio da inseminação artificial caseira, lutaram pelo direito de registrar as crianças com duas mães e desde então, tem encantado o público e feito os casais lésbicos sonhar com uma família tão reluzente quanto a delas.
5 – Luedji Luna
A cantora Luedji Luna, também tem compartilhado diversas perspectivas desde a descoberta da gravidez. Inclusive, lançou o álbum ‘Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água‘, toda inspirada com a maternidade, no mesmo ano, em 2020. De lá pra cá, tem sido lindo acompanhar a trajetória da cantora com a família dela, e as perspectivas e vivência dela como mãe e mulher preta.
6 – Talíria Petrone
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL), compartilha as experiências de maternar e conciliar com a vida política. Ficou famosa com uma foto discursando contra a privatização da Petrobras, amamentando o filho e continua compartilhando o cotidiano na vida política, lutando pelo feminismo negro.
7 – Anielle Franco
Anielle Franco é irmã da Marielle Franco e diretora executiva do Instituto Marielle Franco. Mãe de duas meninas, também compartilha a vivência da maternidade com a vida política, dando continuidade ao legado da irmã, lutando pelas mulheres negras e pelas crianças.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas