18 de maio: Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

0
18 de maio: Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O “Maio Laranja” é o mês de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infantil. A campanha* traz números que chocam: a cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% destas crianças tem entre 1 a 5 anos de idade. 

Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil.

Um debate que precisa ser feito! Em 2018 foi registrado o maior índice de violência infantil, somando 32 mil casos, segundo o Ministério da Saúde. Ainda nessa pesquisa, dentre os casos registrados dois terços ocorreram dentro de casa. A cada 4 casos, em um deles o abusador fazia parte do meio social da vítima, em 23%, era pai ou padrasto. 

Os dados do Disque 100 apontam que, no período de 2011 a 2017, 92% das vítimas eram do sexo feminino. Já os dados do Ministério da Saúde apontam 85% de vítimas meninas. Das denúncias recebidas pelo Disque 100, 34% das vítimas eram meninas e meninos negros (em 41% das denúncias a cor da pele não foi informada).

O histórico da violência sexual devido a raça também é conhecido, estudos mostram que meninas negras são consideradas menos inocentes do que meninas brancas da mesma idade. Os resultados sugerem que meninas negras como “mais adultas”, consequentemente, agindo em detrimento da proteção das mesmas.

Todo e qualquer abuso infantil deve ser denunciado. Disque 100.

*A campanha do Maio Laranja está em @maiolaranja e maiolaranja.org.br.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display