Uma das jornalistas negras que se tornaram referência na televisão brasileira, Zileide Silva foi anunciada pela Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 22, como a primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A cerimônia de premiação está programada para acontecer no dia 7 de agosto deste ano.
A criação do Prêmio Glória Maria de Jornalismo foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro de 2023 e homenageia a jornalista e apresentadora, Glória Maria, ícone da televisão brasileira, que faleceu em fevereiro do ano passado. Durante a cerimônia, Zileide deve receber uma medalha e um diploma, como reconhecimento dos trabalhos realizados no jornalismo brasileiro
Notícias Relacionadas
Outubro Rosa: Estudo do INCA revela que mortalidade por câncer de mama é 67% maior entre mulheres negras
Premiada pela ONU, Juliana Souza é uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo
Segundo informações divulgadas pela Câmara dos Deputados, “Zileide Silva iniciou suas atividades profissionais na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT. Desde 1997, atua na TV Globo como repórter de política e economia e também como apresentadora de telejornais da emissora. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, quando participou da cobertura histórica dos ataques de 11 de setembro de 2001″.
“A Câmara dos Deputados se sente fortalecida com o trabalho ético, que valoriza a liberdade de expressão e fortalece a democracia, realizado por Zileide Silva”, declarou a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Segunda-Secretária da Mesa Diretora responsável por eleger a jornalista homenageada do ano.
Notícias Recentes
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo