No começo neste mês, mas especificamente no dia 11 de novembro, o Youtube promoveu o 1º Encontro de Beleza Negra para celebrar o mês da Consciência Negra. Além de dezenas de blogueiras e “YouTubers”, que debateram sobre os desafios de se produzir conteúdo para negros, o encontro também contou com a presença da badalada dermatologista Katleen Conceição, a maior especialista em pele negra do Brasil. E parece que este evento despertou o interesse da empresa em dar mais espaço para esse público no futuro.
A Gerente de Parcerias do YouTube, Bibiana Leite, bateu um papo com o site Mundo Negro para falar como a empresa vê a questão da diversidade no Brasil e EUA. Eles pretendem fazer outros eventos, promovendo com mais antecedência, mas ainda não têm data definida.
Notícias Relacionadas
Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best
Justiça proíbe reprodução de 'Million Years Ago', de Adele, por semelhança com música 'Mulheres', composta por Toninho Geraes
Na sua opinião, qual a importância de iniciativas como o” Encontro da Beleza Negra do YouTube”?
Essa iniciativa é super importante para que essas criadoras de conteúdo do YouTube possam não somente aprender umas com as outras, mas também debater sobre temas que são muito relevantes à nossa realidade. Eu considero o YouTube uma plataforma muito democrática. Essas mulheres ganharam fama sem mídia e sem propaganda, mas com o apoio da comunidade que assiste, compartilha e comenta em seus vídeos. Elas ganham força em saber que há pessoas como elas fazendo um trabalho importante para essa e futuras gerações.
O que a empresa pretende com encontros como esse?
Fazemos eventos e workshops com o objetivo de compartilhar dicas de desenvolvimento de audiência regularmente para os nossos criadores de conteúdo, seja qual for o foco do canal, e as criadoras de conteúdo de beleza negra são também convidadas. Esse evento foi especial em virtude da proximidade da Semana da Consciência Negra e do número crescente de canais de beleza negra.
Eventos similares já acontecem em outros países?
Recentemente tivemos um evento multicultural em Washington DC , aqui nos Estados Unidos, para o mercado americano. Estamos planejando outro em nosso YouTube Space de Los Angeles, em breve.
Qual o balanço do YouTube sobre o encontro? Há algo que vocês pretendem aprimorar ou ficar mais atentos depois desse feedback com as YouTubers?
Ficamos muito satisfeitos com os resultados e estamos sempre disponíveis para receber feedback de braços abertos, com o objetivo de oferecermos a melhor experiência para os nossos criadores de conteúdo. Tentaremos, por exemplo, programar nossos eventos com maior antecedência para que criadores de outras partes do Brasil possam se planejar.
Notícias Recentes
Iza anuncia lançamento de música e clipe em homenagem à sua filha, Nala
Pele negra utilizada como prova para condenação criminal. E a assustadora explicação do Judiciário (Parte I)